Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Suíça renova pedido e caso Alstom será retomado



A Suíça renovou, segundo comunicado da Procuradoria Geral da República (PGR), pedido para o Brasil investigar pagamentos de propinas da fabricante francesa de trens Alstom para políticos do governo de São Paulo. Assim, o Ministério Público Federal em São Paulo vai realizar “nos próximos dias” as diligências pedidas por promotores da Suíça para apurar supostos crimes de supostos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção ativa.

Nesta sexta-feira (1), o jornal Folha de S.Paulo noticiou que o procurador do MPF em São Paulo Rodrigo de Grandis ignorou três ofícios do Ministério da Justiça para fazer as diligências solicitadas pelos suíços em 2011. Sem nenhuma informação do Brasil, a Suíça arquivou a investigação em relação a três suspeitos.

De acordo com comunicado da PGR divulgado na tarde desta sexta-feira (1º), a Secretaria de Cooperação Internacional do órgão negociou esta semana com o Ministério Público Suíço para que o pedido fosse refeito.

A Secretaria apurou que “teria havido falha no envio direto do pedido”, pelo Ministério da Justiça (DRCI), à Procuradoria da República em São Paulo. “A Corregedoria do MPF irá apurar se teria havido falha no não encaminhamento das providências solicitadas.”

O MPF em São Paulo tem duas investigações sobre a Alstom. Uma trata da suposta fraude em licitação e pagamento de propina pela empresa ao governo de São Paulo, comandado pelo PSDB, durante a obra de expansão do metrô na capital paulista. De acordo com a PGR, o pedido de cooperação da Suíça está ligado a esse caso.

A outra investigação verifica suspeita de corrupção internacional, lavagem de dinheiro e evasão de divisas na obtenção de crédito em um banco francês pela empresa estatal paulista IPTE. Desmembrada da antiga Eletropaulo, a IPTE firmou contrato em um consórcio liderado pela Alstom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário