Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sábado, 30 de novembro de 2013

Pronatec: oportunidades para público do Brasil Sem Miséria são ampliadas


Todas as vagas em turmas compartilhadas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) poderão ser ocupadas pelo público do Brasil Sem Miséria. 


A decisão é fruto de acordo entre os ministérios e secretarias da Presidência da República fechado no evento de pactuação de vagas do Pronatec para 2014, realizado nos dias 26 e 27 de novembro em Brasília.


“O acordo foi muito positivo por ter mostrado a força da Assistência Social na mobilização do público, o que nos garantiu a abertura também de todas as vagas pactuadas pelos demais ministérios”, explica o diretor de Inclusão Produtiva Urbana do MDS, Luiz Müller. Por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os municípios poderão encaminhar os inscritos no Cadastro Único para todas as vagas compartilhadas, mesmo que estejam vinculadas a outros ministérios.


De janeiro de 2012 a novembro de 2013, 825 mil pessoas fizeram matrícula em um dos mais de 600 cursos oferecidos pelo Pronatec Brasil Sem Miséria. Em 2014, cerca de 800 mil novas vagas estarão disponíveis para o público do Pronatec Brasil Sem Miséria. Com o compartilhamento, esse total supera 1 milhão de novas vagas.


Algumas dessas vagas foram disponibilizadas a pedido do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), responsável pelo Pronatec Brasil Maior. O objetivo dessa vertente do Pronatec é suprir a falta de mão de obra qualificada em setores estratégicos da economia.


O MDIC faz o mapeamento por qualificação profissional junto às empresas e associações representativas do setor produtivo. Agora, as turmas pactuadas pelo MDIC poderão ser ocupadas pelo público do Pronatec Brasil Sem Miséria.

Fonte: Ascom/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário