Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Assembleia Legislativa lança coletânea com leis estaduais, documentos e pactos com foco social


A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) fez o lançamento da Coletânea Temática de Leis Estaduais da Paraíba, em sessão solene realizada na manhã desta terça-feira (11), no Auditório “João Eudes da Nóbrega”. A publicação reúne 500 leis, além de resoluções e pactos federais e internacionais, divididas em cinco volumes relacionados à mulher, ao idoso, à criança e ao adolescente, à pessoa com deficiência e ao direito do consumidor.
O presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), destacou o levantamento da legislação e o trabalho realizado pelos servidores da Casa de Epitácio Pessoa. Segundo ele, a coletânea reuniu subsídio para que as pessoas possam se orientar e exercer os seus direitos. “Queremos que as leis sejam amplamente conhecidas e aplicadas, pois elas são indispensáveis para a garantia dos direitos fundamentais do cidadão”, comentou.

Ricardo Marcelo também destacou a inclusão na coletânea de legislações federais importantes, a exemplo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), do Estatuto do Idoso, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e da Lei Maria da Penha e de documentos referenciados pela ONU, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948), a Convenção sobre os Direitos da Criança e a Convenção das Nações Unidas e Interamericana sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, entre outros pactos e declarações.

“A concretização dos direitos assegurados pelos instrumentos normativos traduzidos pela coletânea, àqueles que foram possíveis reunir somente serão consolidados na prática através da mais ampla e engajada participação popular, seja da sociedade civil organizada, seja mediante tutela jurisdicional e adoção de políticas públicas. Por isso, peço a colaboração de todos vocês para a difusão destes conteúdos”, concluiu o presidente.

O secretário Legislativo da ALPB, Félix de Sousa Araújo Sobrinho, foi o responsável pela organização, pesquisa e elaboração das leis que compõem a coletânea. Ele enalteceu o trabalho desempenhado por servidores de vários setores da Casa de Epitácio Pessoa e afirmou que os novos volumes vêm a atualizar uma primeira edição com a legislação estadual, lançada no ano de 2009.

“Reunimos uma equipe de servidores e denominaram o trabalho de Legislação Cidadã, pois, sentimos a necessidade de aglutinar a compilação das Leis Estaduais por campos temáticos, em razão do relevante interesse público. Isso significou levar ao conhecimento da população a atuação parlamentar da Casa de Epitácio Pessoa. Neste novo trabalho, incluímos legislações federais e documentos internacionais relacionados com as temáticas propostas”, explicou.

Parceria
Presente a solenidade, o procurador-geral de Justiça da Paraíba (MPPB), Bertrand de Araújo Asfora, propôs ao presidente Ricardo Marcelo a formalização de parceria entre o MPPB e a ALPB. O objetivo é para que a coletânea seja distribuída nas várias promotorias localizadas nos municípios paraibanos.

“Estes compêndios irão contribuir muito com o trabalho dos nossos promotores e procuradores, pois, eles precisam ter acesso a essas leis de forma rápida e simples. Tanto o é que fiz uma solicitação ao presidente para o encaminhamento desses volumes a cada promotoria no Estado. É importante a formulação dessa parceria entre o Ministério Público e o Poder Legislativo”, afirmou Bertrand Asfora.

O procurador ainda destacou a iniciativa do parlamento paraibano na divulgação da legislação estadual, além da formalização do apoio a outras ações. 

“É uma iniciativa belíssima e importante da Mesa Diretora, que propõe a distribuição da cidadania através de compêndios que sintetizam o aspecto legal das nossas leis. Além disso, é preciso também enaltecer o papel da Assembleia em campanhas, a exemplo do combate ao desperdício da água e da proposta da televisão aberta. Acho que a Paraíba tem avançado muito com essa gestão do Poder Legislativo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário