Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O gigante temporário “Piancó Açu” e a necessidade de preservação ambiental

O rio “Piancó Açu” é uma bacia Federal na Paraíba, pois, as águas dele têm abrangência aos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Tem uma extensão aproximada de 450 km da nascente a foz, um gigante.


Vamos fazer comentários restringindo apenas a área da bacia do Piancó que cobre a região de Princesa Isabel, Itaporanga, Piancó e Pombal aqui na Paraíba no se diz respeito aos danos ambientais e a preservação do rio Piancó.


Sabe-se, historicamente, que o processo de exploração desordenada desencadeou desequilíbrio brutal ao meio ambiente nesse espaço territorial paraibano. As atividades clássicas de agricultura e pecuária, ambas sem resguardo ao equilíbrio do meio ambiente, levaram ao nosso estágio comprometimento atual.


Como o processo de urbanização se deu no entorno do rio Piancó e de seus afluentes, as cidades passaram a contribuir fortemente com o processo de desequilíbrio ambiental. As cidades valepiancoenses contribuem com a degradação ambiental via o escoamento esgoto sanitário de cada uma delas, com o destino do lixo químico, lixo hospitalar e outros lixos orgânicos. Todos mal planejados e sem o respeito devido às normas ambientais.


Portanto, o planejamento ambiental é necessário para que se possa restabelecer; não digo como era em tempos anteriores, mas que se possa conviver com um mínimo de qualidade de vida e respeitando a natureza como ela deveria ser.


As cidades do Vale precisam rever o destino seguro de seus esgotos sem que se possam poluir as águas do rio Piancó e, por consequente, dos principais mananciais aquíferos dele e de seus afluentes. As construções de redes gerais de esgoto, como as construções de fossas sépticas precisam de planejamento. O alerta vale também para perfuração de poços em águas subterrâneas do vale. Digo, cabe planejar.

As margens de proteção do Piancó precisam de atenção; reafirmo, as matas ciliares, no que se diz respeito à proteção ambiental. Da mesma forma, as matas da caatinga que sevem de telhado para todo complexo rio Piancó, também, necessitam de cuidados para que não venham assorear o rio temporário.

Políticas de combate à pobreza; políticas de formação dos jovens na escola, disciplinas relativas ao meio ambiente, cursos profissionalizantes nas áreas ambientais do bioma Caatinga são necessidades para que se der sustentabilidade ao grande temporário rio Piancó.


Um dia o historiador antigo Heródoto disse: “O Egito é um presente do Nilo”. Com base no mesmo raciocínio do historiador; poderíamos dizer que todas as cidades que compõem a nossa região é um presente do rio Piancó. Então, por que não cuidar dele, rio Piancó, como se deve ambientalmente, estaremos cuidando de nossa própria qualidade de vida.


Folha do Vale Online
Imagem de Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário