Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

domingo, 30 de setembro de 2012

Neymar é expulso e Santos empata com o Grêmio

Neymar deixa o gramado do Olímpico após expulsão: apagado / Ramiro Furquim/AGIF/Folhapress 
Atacante leva vermelho em lance com Pará, mas Peixe reage rápido e iguala o placar. Tricolor gaúcho perde chance de encostar no Galo.
 
O Grêmio empatou com o Santos no Olímpico, neste domingo. Mas foi quase uma derrota. Depois de sair vencendo por 1 a 0 e ver Neymar ser expulso, o Tricolor gaúcho cedeu o empate e não conseguiu os três pontos que o deixaria a um ponto do vice-líder Atlético-MG. Pior: com 50 pontos, já vê o terceiro lugar ameaçado pelo Vasco, que tem 47.
Já o Santos segue na parte de baixo da tabela, com 35 pontos, em 13º, e apenas lutando para se afastar cada vez mais da zona de rebaixamento. A distância no momento para o Sport, primeiro da degola, é de oito pontos.
Werley abriu o placar para o Grêmio no primeiro tempo, e Bruno Rodrigo empatou na etapa final. Perto do fim, o Tricolor marcou com André Lima, mas o árbitro anulou o gol apontando toque de mão do atacante. Mas o último lance ainda seria a favor do Santos: Felipe Anderson partiu sozinho em contra-ataque, mas permitiu a chegada de Léo Gago. O volante fez falta e levou o vermelho. Na cobrança, Bernardo chutou no travessão.
Neymar teve noite apagada, mas só com bola rolando. O atacante voltou a ser perseguido pela torcida adversária e, em lance com Pará, revidou uma falta com um pisão no ex-companheiro de clube e foi expulso. No final, valeu a pena pagar os R$ 100 mil de multa para poder escalar o jogador, que tem seus direitos ligados ao Santos.
Na próxima rodada, os comandados de Luxemburgo encaram o Cruzeiro, no Olímpico. Já o Peixe recebe o Internacional, na Vila Belmiro. Os dois jogos serão no sábado.
Torcida marca Neymar
“O ideal é ganhar, mas aqui é difícil acontecer a vitória”. A frase de Muricy Ramalho, pouco antes do apito inicial, deixou claro que os visitantes enxergavam a torcida gremista como  um adversário a mais. Não estavam enganados. Além de incentivar o Tricolor, a massa também ajudou o time a marcar o craque adversário.
Em campo, uma força tarefa composta por Anderson Pico, Fernando, Pará, Gilberto Silva e quem mais estivesse por perto impediu que Neymar brilhasse. Na arquibancada, a torcida gremista enlouquecia a cada bola perdida por ele. Pior para o Santos, que costuma ter todas as suas boas jogadas originadas nos pés da Joia.
Enquanto o Peixe esperava que a qualidade técnica do camisa 11 fizesse a diferença, o Grêmio ia à luta. Desde o primeiro minuto, tomou a iniciativa, ficou com a bola no pé e pressionou. Os ex-santistas Elano e Zé Roberto conduziram o time gaúcho ao ataque. Sem errar passes, os dois faziam com que o jogo fosse disputado quase todo no campo de defesa do rival e, aos poucos, o mapa da mina foi se desenhando.
Os mandantes perceberam que complicariam o rival se apostassem nas bolas altas. Marcelo Moreno acertou a trave de cabeça, Gilberto Silva exigiu boa defesa de Rafael com uma testada e, finalmente, Werley aproveitou falta cobrada por Zé Roberto da direita e desviou no primeiro pau, encobrindo o goleiro santista e abrindo a contagem aos 33 minutos.
Ex-santistas 'expulsam' Neymar
O ambiente hostil criado para Neymar no Olímpico parece ter afetado o jogador. Em um intervalo de dois minutos, o atacante recebeu dois cartões. Capitão do time, ele foi advertido com um amarelo por reclamar com a arbitragem após receber entrada dura de Elano. Irritado, travou disputa dura com Pará no meio-campo, pisou no adversário e recebeu o vermelho direto.
Por mais incrível que possa parecer, o Santos melhorou. Com Bernardo na vaga de Patito - troca feita no intervalo -, os comandados de Muricy Ramalho apertaram na marcação e, trocando passes com tranquilidade, chegaram com mais força ao campo de ataque. Até que, aos 11 minutos, Durval escorou de cabeça após escanteio cobrado da direita e Bruno Rodrigo chutou no ângulo para deixar tudo igual.
Com o Grêmio apático, Luxemburgo colocou o atacante Leandro na vaga do volante Fernando. Depois, apostou nos poderosos chutes de Léo Gago e o mandou a campo na vaga de Anderson Pico. Na medida em que o fôlego santista ia se esgotando, o Tricolor crescia. Aos 32, mais uma troca ousada: André Lima, centroavante, na vaga do volante Souza.
O empate estava de bom tamanho para os visitantes. Tanto que André desabou no campo para ganhar tempo antes de ser substituído por Bill e arrumou confusão com Pará. Já o Grêmio, desesperado pelos três pontos, até balançou a rede com André Lima, aos 37. Mas o atacante dominou a bola com a mão e acabou com as chances e vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário