Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Mais de 300 mil analfabetos podem ir às urnas votar na PB

A Paraíba tem 307.156 analfabetos, representando mais de 10% do eleitorado paraibano. Só em João Pessoa, são 17.421 os eleitores sem qualquer instrução.


Outro grupo que chama atenção pelo tamanho é o dos que, mesmo sem ter sequer o ensino fundamental completo, afirmam que sabem ler e escrever. Declararam-se nesta situação 723 mil paraibanos, desses 45.373 são pessoenses.

A maioria do eleitorado paraibano, 31%, afirma ter o Ensino Fundamental incompleto, ou seja, não concluíram o 9º ano.


Já quando tratamos de ensino superior completo, esse número cai drasticamente. Em cidades como Manaíra, por exemplo, apenas 38 pessoas têm ensino superior completo. Na cidade, 10% declaram ter Ensino Médio, enquanto mais de 80% dos 8.776 estão listados entre analfabetos e pessoas com Ensino Fundamental.

Veja grau de instrução dos eleitores da Paraíba de acordo com o TSE.


Histórico e legislação - Até poucas décadas antes do fim do século XX, o analfabeto era proibido de votar no Brasil. O direito democrático do voto só foi permitido ao analfabeto com a promulgação da Emenda Constitucional número 25, de 15 de maio de 1985, regulamentada pela Lei 7.332, de 1º de junho de 1985. Hoje, de acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, promulgada em 5 de outubro de 1988, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os cidadãos analfabetos, que também são inelegíveis.



Écliton Monteiro - MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário