Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sábado, 8 de setembro de 2012

O Dia 7 de Setembro já não é mais o mesmo em Piancó

Zenaide Brasilino
O Dia Sete de Setembro já foi melhor representado na cidade de Piancó com seus desfiles cívicos em que se comemorava a Semana da Pátria e a Indepência do Brasil. Hoje a cidade convive com umas poucas apresentações de escolas, em dias intercalados e sem a harmônia de outrora. Mas parece uma disputa para ver qual é a melhor escola a se apresentar, do que mesmo uma comemoração pela Independência do Brasil.

Quando se fala em desfile histórico sobre o Sete de Setembro, logo vem à mente das pessoas a figura da saudosa Maria Zenaide Brasilino (Foto) que sabia organizar um dos mais brilhantes desfiles cívicos do Vale do Piancó. Hoje se perdeu a emoção e as pessoas não sente aquele entusiasmo que o Sete de Setembro tocava nos corações de todos.

Filarmônica Santo Antonio
Famílias inteiras se dirigiam à Praça Salviano Leite para ver todos aqueles estudantes desfilando, com entusiasmo, representando sua escola. Era como se cada um tivesse se apresentando para uma platéia seleta, e seus familiares tinham o prazer de ver aquele filho, desfilando representando seu educandário. Zé de Braz era um dos fotógrafos mais requisitados para registrar os desfiles e cada família queria guardar na memória, uma imagem fotográfica de seu filho ou filha que desfilava ali, naquele instante.

Era importante ver as autoridades todas presentes em um palanque armado na avenida José Américo de Almeida [hoje avenida Gil Galdino], e Assuero Azevedo Xavier [Nitrozin] anunciava as apresentações [escolas] e os nomes das autoridades presentes naquele momento de concentração cívica, onde as escolas homenageavam o homem do campo, o índio, as autoridades, e contava um pouco da história de Piancó, da Paraíba e do Brasil.

As bandas de cada escola, composta por alunos, era conduzida com a participação especial da Filarmônica Santo Antonio.

Que saudade! Hoje o Sete de Setembro em Piancó  não tem mais aquela emoção...

Nenhum comentário:

Postar um comentário