Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sexta-feira, 18 de maio de 2012

18 de maio - Piancó participa do Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil foi instituído em 2000 pela Lei 9.970. O 18 de Maio faz referência a um crime ocorrido há 27 anos, no Espírito Santo.

Araceli Cabrera, na época com oito anos, foi violentada e assassinada. Os criminosos ficaram impunes. Araceli só foi sepultada três anos depois do crime.
Há 12 anos, o dia 18 de Maio vem para reforçar ações de combate ao abuso e exploração sexual de meninos e meninas e engajar diversos atores em prol do cuidado e da defesa do direito ao desenvolvimento saudável e protegido desse público.
 
Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Escolas, públicas e particulares, entidades religiosas, orgnismos públicos, etc; estavam presentes ao evento que passou pelas principais ruas da cidade e finalizou na sede do CRAS no bairro Belo Horizonte, onde tem a sua frente a jovem assistente social Mabel. 

OS NÚMEROS DA VIOLÊNCIA
 
Dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República também alertam a sociedade. Conforme informações do Disque Direitos Humanos (Disque 100), a violência sexual, no período de janeiro a abril de 2012, está presente em 22% do total de denúncias registradas e pode ser categorizada como abuso sexual, exploração sexual e/ou outros tipos de violência sexual. Neste mesmo período, 809 municípios utilizaram o Disque 100 para relatar casos de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário