Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

segunda-feira, 13 de maio de 2013

TCE fiscalizará gestores que não informam despesas com saúde

O Tribunal de Contas do Estado deverá formar um grupo de trabalho para fiscalizar quais os municípios que não estão prestando informações sobre os gastos com saúde, conforme dispõe a Lei Complementar nº 141/2012. A medida vale também para o governo do Estado.
A sugestão partiu do conselheiro Fernando Catão, que exerce o cargo de corregedor do TCE. “Fiz um levantamento dos municípios da Paraíba, no exercício de 2012, apenas 122 informaram ao SUS os seus gastos com saúde. Os demais municípios não informaram”, disse Catão ao levar o assunto para a sessão do tribunal.

Ele explicou que é competência do TCE, a partir da vigência da LC 141/2012, fiscalizar e prestar as informações. “As informações devem ser bimestrais”, disse. O conselheiro fez uma consulta no site do Ministério da Saúde (MS) e constatou que os dados ainda não foram atualizados para o ano de 2013.

Lá consta, porém, uma solicitação aos prefeitos e governadores para inserirem as informações. “Neste sentido, eu sugeri a formação de um grupo de trabalho para que bimestralmente se faça uma varredura em todos os municípios da Paraíba e se produza as informações tanto para a sociedade como para o SUS, conforme determina a lei”.

Catão cobra aplicação de multas


Outro problema apontado pelo conselheiro Fernando Catão diz respeito ao não cumprimento de uma resolução normativa do TCE, de 2011, que dispõe sobre a remessa de informações de obras e serviços de engenharia, via internet, pelas unidades gestoras estaduais e municipais da Paraíba. Ele disse que a não informação enseja a aplicação de multa, mas o próprio tribunal não vem fazendo uso dessa medida.

As obras são monitoradas pelo Sistema de Gestão de Obras Georreferenciais da Paraíba (GEOPB), implantado pelo TCE. “O GEOPB é uma ferramenta que está sendo usada internamente pelo tribunal como um ganho enorme nos relatórios, mas também é uma porta de informação do tribunal à sociedade. O que se observa é que muitos municípios não estão depositando os dados como devem fazê-lo”, disse Catão. Ele propôs que o tribunal oficie a todos os jurisdicionados acerca da necessidade de fazer o cadastramento no sistema e defendeu que o tribunal comece a aplicar as multas nos casos de descumprimento. O presidente do TCE, Fábio Nogueira, concordou com a sugestão de Catão. “Não é admissível que os gestores não cumpram uma Resolução do tribunal e fique por isso mesmo”, declarou.
Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário