Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

quarta-feira, 15 de maio de 2013

MP recomenda fiscalização dos “paredões de som” em cinco municípios do Sertão paraibano

O Ministério Público Estadual expediu recomendação à Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) para que realize fiscalizações, principalmente, nos finais de semana, e à noite, nas cidades de Santa Luzia, Várzea, São Mamede, São José de Sabugi e Junco do Seridó, com o objetivo de inibir o uso de "paredões de som", na zona urbana dos municípios e autuar os contraventores. 

MP recomenda fiscalização dos “paredões de som” em cinco municípios do Sertão
Imagem (Da Internet)
De acordo com o documento, nos cinco municípios estão ocorrendo concurso de paredões e a utilização indevida de aparelhos sonoros em desacordo com a legislação, causando sérios transtornos à população dessas cidades. 

Foi recomendado ainda aos Policiais Militares e Civis, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal que ao perceberem o uso indevido de paredões de som ou congêneres deverão encaminhar o infrator à Delegacia de Polícia, onde será instaurado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), bem como o veículo e o equipamento sonoro apreendidos, podendo ser liberados somente mediante autorização judicial.

 A recomendação destaca que os "paredões de som" provocam poluição sonora, podendo caracterizar contravenção penal, ou até mesmo crime ambiental e que a que a população das cinco cidades está procurando o Ministério Público para fins de disciplinar a utilização de som de veículos automotores, e congêneres, em razão da perturbação pública causada pelos instrumentos sonoros. 

A Promotoria oficiou aos prefeitos municipais e aos presidentes das Câmaras de Vereadores desses municípios para que adotem as providências legais cabíveis para fins de cumprimento e divulgação Desta recomendação, bem como a elaboração de lei municipal que proíba e discipline o uso de "paredões de som" na zona urbana das referidas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário