Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Servidores da saúde paralisam atividades e saem às ruas de Patos

Os servidores da saúde do município de Patos cumpriram a determinação da assembleia geral e saíram às ruas da cidade nesta segunda-feira, dia 27, paralisando os serviços de saúde. A manifestação contou com centenas de trabalhadores dos mais diversos locais e também unificou as lutas das categorias através do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde – SINDACSE, do Sindicato dos Odontólogos /Seccional Patos – SINDODONTO e do Sindicato dos Funcionários Municipais de Patos e Região – SINFEMP.

Os manifestestantes se concentraram em frente à sede do SINFEMP, localizado na Praça Edvaldo Motta, e por volta das 10:00h saíram em caminhada até a Prefeitura Municipal de Patos, onde utilizando carro de som, palavras de ordem coletiva e usando apitos, os servidores denunciaram os problemas nas condições de trabalho, os baixos salários, a demora na aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários – PCCS, pediram as 30 horas de trabalho durante a  semana para enfermeiros, relataram a falta de isonomia salarial e de insalubridade dos servidores, dentre outras questões.

O representante local do SINDODONTO, Dr. José Medeiros Sobrinho fez uso da palavra e denunciou a falta de material para realizar procedimentos dentários nos postos de saúde do município e reivindicou reajuste salarial da categoria que, segundo ele, recebe um dos piores salários da Paraíba.

Outros servidores se pronunciaram, entre os quais funcionários que estão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. Foi demonstrado que o salário do enfermeiro plantonista da cidade de Patos é o mais baixo do Brasil e muitos temem um remanejamento em massa de técnicos, tendo em vista boatos que a partir do dia 1º de junho, os técnicos de enfermagem serão substituídos das ambulâncias básicas por enfermeiros contratados.

Após o uso da palavra pelos representantes de algumas categorias, uma comissão foi recebida pelo chefe de gabinete da prefeita. Pedro Leitão disse à comissão que nesta terça-feira, dia 28, a prefeita Francisca Motta – PMDB e a secretária de saúde, Ilana Motta receberia a comissão para discutir as reivindicações apresentadas.


Jozivan Antero – Patosonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário