Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Na Feira da Torre, lixo e esgoto a céu aberto afastam visitantes

A nova feira oferece aos visitantes um ambiente caótico que em muito pouco difere da situação existente na área antiga


A Torre de TV e a feira de artesanato que funciona em suas proximidades são, indiscutivelmente, dois dos pontos turísticos mais visitados de Brasília.

Este fato, no entanto, não parece ter maior importância para o Governo do Distrito Federal. A maior prova disto é que, apesar de inaugurado há bem pouco tempo e construído a um alto custo, o novo espaço que abriga a feira oferece aos visitantes um ambiente caótico que em muito pouco difere da situação existente na feira antiga.
Embora a bagunça generalizada já não surpreenda ninguém, quem teve a má ideia de dar uma passada pela Feira neste sábado (10) deparou-se com uma cena que ultrapassa qualquer limite minimamente aceitável: clientes abandonando às pressas a área de alimentação, tentando fugir da água fétida que vazava aos borbotões de uma caixa de esgoto aberta e escorria por entre as mesas e cadeiras espalhadas desorganizadamente em frente aos quiosques de venda de comida.

Tapando o nariz com uma das mãos e manejando um rodo com a outra, a funcionária de um dos quiosques comentava que o problema ocorre desde que o novo espaço foi inaugurado. Segundo ela, os concessionários dos quiosques já encaminharam inúmeras reclamações à Administração de Brasília, responsável pela manutenção do local, mas até agora nada foi feito para solucionar o vazamento.

O esgoto a céu aberto não é o único sinal de negligência com a higiene na área de alimentação da Feira da Torre. Ali, há mesas e cadeiras localizadas a poucos centímetros de sacos e latões cheios de lixo. À sombra de toldos encardidos e enferrujados, é comum ver pessoas segurando pastéis, acarajés e outras iguarias com uma das mãos enquanto tentam afugentar moscas, abelhas e pombos famintos com a outra.
O visitante mais atento também perceberá que circulam por entre as mesas algumas figuras um tanto suspeitas oferecendo aos comensais trouxinhas mais suspeitas ainda.

Quem, no entanto, tentar identificar no local algum fiscal do GDF ou policial em serviço, perderá seu tempo.

Volta e meia o governo alardeia planos para melhorar a infraestrutura turística da capital, especialmente com vistas à Copa do Mundo de 2014. A Feira da Torre de TV, no entanto, não parece fazer parte desses planos.

A julgar pelo que se vê por ali, o GDF continua sem entender que turistas que sabem das coisas não visitam muquifos. Alguns até podem visitar, atraídos talvez pelo exotismo da coisa.
Mas dificilmente eles voltam a pôr os pés em lugares assim.

Ceilandia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário