Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Metrô será expandido para Ceilândia e para a Asa Norte

O Distrito Federal receberá R$ 2,2 bilhões em recursos do Governo Federal para a realização de três grandes obras. Segundo o governador Agnelo Queiroz, entre as principais novidades está a expansão e modernização do metrô do DF. A expansão deve beneficiar moradores do Setor O, em Ceilândia, e da Asa Norte.

Também está prevista a conclusão do Sistema de Transporte do Eixo Sul (que liga o Gama e Santa Maria ao Plano Piloto, por meio do Expresso DF), Eixo Oeste (que liga a EPTG ao Centro de Taguatinga e o SIA ao Terminal da Asa Sul e à Rodoviária do Plano Piloto).

O anúncio do recurso foi feito nesta terça-feira (24), pela presidente Dilma Rousseff, durante anuncio dos investimentos do PAC Mobilidade Urbana Grandes Cidades.

Representantes de 18 cidades que integram o programa foram convidados para o evento que ocorreu no Palácio do Planalto.

Serão contemplados novos projetos de metrô, VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e corredores de ônibus que irão beneficiar os moradores de cidades com população acima de 700 mil habitantes.

Do total de R$ 32 bilhões investidos, já foram anunciados em outras oportunidades recursos para os metrôs de Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Fortaleza e a melhoria dos sistemas de transporte público de Recife e Rio de Janeiro.

Estão previstas a construção de mais de 600 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, mais de 380 estações e terminais, 200 quilômetros de linhas de metrô, além da aquisição de mais de mil veículos sobre trilhos.

Lançado em 2011, o PAC Mobilidade Grandes Cidades foi criado para enfrentar um dos mais graves problemas do país: a mobilidade urbana. Os recursos são destinados a municípios com população superior a 700 mil habitantes, atingindo 39% da população do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário