Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Medicamento pode tratar câncer de pulmão no lugar da quimioterapia

Foto: Reprodução de InternetUm medicamento utilizado no tratamento do câncer de pulmão pode ser aplicado no lugar da quimioterapia injetada na veia, dizem especialistas.

De acordo com estudos recentes, o remédio Tarceva ou cloridrato de erlotinibe administrado oralmente teve eficácia semelhante à da quimioterapia em pacientes com mutação diferente do tumor. Antes usado junto com o procedimento na veia, o Tarceva agora pode ser aproveitado sozinho nos doentes por um período mais longo.

Os benefícios seriam a possibilidade do paciente se tratar em casa aliada a efeitos colaterais menos fortes, como a anemia e risco de infecções (baixa nos glóbulos vermelhos e brancos, respectivamente), e não queda de cabelo, vômitos e náuseas, comuns na quimioterapia.
 
A desvantagem, no entanto, seria o custo: comprimidos para um mês vale de R$ 6.000 a R$ 8.000, o que abre a oportunidade para o paciente buscar na Justiça o fornecimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou incluir o tratamento no plano de saúde.

As estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para 2012 indicam o aparecimento de mais de 17 mil casos de tumor no pulmão em homens e mais de 10 mil em mulheres no país, o que corresponde a 18 novos casos a cada 100 mil homens e 10 a cada 100 mil mulheres. Doença é diagnosticada, normalmente, em fumantes, mas a exposição a locais com alta poluição do ar também gera riscos.

SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário