Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sábado, 28 de abril de 2012

Malha fina da Receita já reteve 12 mil declarações do IR 2012 no Amazonas

A dois dias de terminar o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012, mais de 11,8 mil contribuintes no Amazonas já caíram na malha do fisco. O volume representa 5,6% de todas as declarações já enviadas à Receita Federal, que até ontem registrou as informações de 209 mil pessoas físicas no Estado. A estimativa da Receita é de que sejam recebidas 281 mil declarações até segunda-feira, dia 30, um incremento de 2,5% em relação ao ano passado, cujo total foi de aproximadamente 274 mil declarações.
 
Sobre os contribuintes que caíram na malha fina, O delegado da RF no Amazonas, Alzemir Vasconcelos, afirmou que os erros mais comuns estão relacionados às declarações de dependentes. “Uma das situações mais recorrentes são as pessoas que declaram dependentes que não são parentes de primeiro grau. A coisa que mais ouvimos são contribuintes que pagam escola e plano de saúde de sobrinhos e querem deduzir do imposto de renda, mas nesse caso não é possível”, destacou.

Outro fator que pode levar o contribuinte a cair nas ‘garras do leão’ é a omissão de uma das fontes de renda, no caso da pessoa possuir mais de uma. “Até entendemos que quem tem mais de uma renda é uma pessoa mais ocupada e às vezes acaba omitindo alguma informação, mas é preciso ter atenção”, aconselhou Vasconcelos.

Todos esse contratempos, de acordo com o delegado adjunto, pode ser evitado quando a pessoa envia sua declaração com antecedência. Diferentemente dos anos anteriores, até dez dias depois de enviar as informações à RF, o contribuinte pode alterar possíveis divergências encontradas pelo sistema de cruzamentos de dados do órgão. Mas as pessoas que não fazem isso e esperam a intimação da RF pagam uma multa de 75% em cima do imposto devido. “Estamos um pouco mais avançados neste ano, pois, em 2010, nessa mesma época, apenas 60% das pessoas tinham entregue a declaração. Hoje (sexta-feira), mais de 70% dos contribuintes se anteciparam”, afirmou Vasconcelos.
Pelo menos 4 mil contribuintes ainda não fizeram alteração de suas declarações do ano de 2011, ano base 2010, e estão sendo notificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário