Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

segunda-feira, 31 de março de 2014

Secretários e adjuntos entregam a governador pedido de exoneração coletiva

Governador Ricardo CoutinhoO governador Ricardo Coutinho (PSB) confirmou nesta segunda-feira (31) que já recebeu a carta de renúncia coletiva de todos os secretários e adjuntos da gestão estadual. O pedido foi de iniciativa dos próprios auxiliares, encabeçado pelos secretários Adriano Galdino (chefe de Governo) e Thompson Mariz (do Planejamento), para que o governador fique "totalmente à vontade para promover as reformas que bem entender". 

Com o gesto, os secretários a adjuntos que disputarão mandatos eletivos este ano se anteciparam ao prazo de desincompatibilização, que ocorre no próximo dia 3. Os que não entrarão na disputa aderiram ao documento, que permite, na prática, que Ricardo possa ampliar a reforma administrativa.

O governador disse que ainda não definiu a data para publicação do ato que exonera, de uma só vez, mais de dois mil cargos comissionados. "Sinceramente, ainda não fiz uma leitura desse processo. Minha agenda está apertadíssima e tenho sentar para fazer essa leitura com calma. É uma agenda lotada de compromissos administrativos, principalmente com uma quantidade imensa de obras para inaugurar", afirmou. 

Pela manhã, em solenidade no Palácio da Redenção, quando recebeu o relatório de um ano de trabalho da Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória, o governador confirmou que promoverá a reforma no secretariado e que irá exonerar auxiliares que ocupam cargos de confiança no Governo do Estado.  

Segundo o governador, essa é uma “operação absolutamente normal”. Ricardo frisou que essas mudanças permitem a alteração em alguns pontos chaves da gestão. “Tem muita gente saindo e vamos reestruturar o governo. Uma operação que é absolutamente normal. Em 2003 com o dr. Cássio foi assim, em 2009, com o dr. Maranhão e Lula quando foi eleito em 2009 também foi assim”, disse.

Ricardo Coutinho revelou que os auxiliares das “secretarias essenciais” da gestão, como a de Receita, Finanças e Saúde serão 'preservados'. A princípio, seis secretários devem deixar o cargo no Executivo e disputar um mandato eletivo este ano. 

O secretário chefe de Governo, Adriano Galdino, foi quem revelou que em um único decreto o governador fará a exoneração de todos os secretários e subsecretários, além dos servidores em caros comissionados.  "Serão recontratadas as pessoas que estão dentro dos projetos político e administrativo da atual gestão. Não são cargos de confiança? o gestor tem que ter confiança em sua equipe", disse. "A equipe tem que estar alinhada com a administração". 
Galdino disse que os servidores que ocupam cargos comissionados nas secretarias de Educação, Saúde, Segurança Pública e Administração Penitenciária, consideradas áreas essenciais do governo, serão preservados.  

Dois deputados estaduais retornarão à base aliada do governador na Assembleia Legislativa. O primeiro deles é Adriano Galdino, secretário chefe de Governo. Quem sai da ALPB é o atual líder governista Hervázio Bezerra (PSB). Outro é deputado Manoel Ludgério (PSD), atualmente secretário de Interiorização. Com sua chegada quem deixa a Casa Epitácio Pessoa é Francisco Quintans (DEM).

Outros quatro secretários também entregarão seus cargos para concorrer nas eleições de outubro: Efraim Morais (DEM), da Infraestrutura; Aracilba Rocha (PSL), das Finanças; Estela Bezerra, da Chefia de Gabinete; e Ricardo Barbosa, do Programa de Aceleração do Crescimento. 

PORTALCORREIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário