Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sábado, 15 de março de 2014

60% dos Brasileiros participam de Recall automotivo

60% dos Brasileiros participam de Recall automotivoDe alguns anos para cá, a palavra Recall já se tornou recorrente no mundo automotivo, principalmente no Brasil. Medida utilizada pelos órgãos públicos de defesa do consumidor, bem como pelas próprias montadoras de veículos como medida preventiva e corretiva de problemas de fabricação, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) acaba de divulgar um dado preocupando sobre o tema no Brasil: apenas 60% dos consumidores brasileiros comparecem ao recall.

Para ter ideia do peso e alarme do dado, só em 2013, foram notificados 109 chamados no país. O dado representa um risco para os motoristas como um todo, e principalmente, para os consumidores de automóveis usados, que sempre têm esse tipo de informação omitida no momento da compra, já que o Recall representa uma medida crucial para a segurança do futuro comprador de um modelo seminovo/usado.

Vale salientar que tal displicência do vendedor para com o produto pode acarretar processos jurídicos, já que dependendo da situação, é possível ingressar com processos referentes a danos morais, materiais e lucros cessantes, com base no Código Civil. No caso de aquisição por meio de lojistas ou concessionárias, os processos podem ser embasados no Código de Defesa do Consumidor.

Jefferson Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário