Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

quinta-feira, 27 de março de 2014

Concurso na Paraíba terá 80 vagas para bombeiros, diz comando da PM

O comandante da Polícia Militar da Paraíba (PM-PB), coronel Euller Chaves, confirmou nesta terça-feira (25) a inclusão de 80 soldados para o Corpo de Bombeiro Militar do estado, no concurso que vai oferecer 600 vagas na segurança pública este ano. Serão 520 para a PM, segundo o comandante, e o edital está previsto para ser lançado nos próximos dias.

O efetivo atual da PM estadual é de 9,7 mil homens, enquanto em 2004 eram 8,2 mil. Ainda de acordo com Euller Chaves, o treinamento dos aprovados no processo seletivo será intensificado, em comparação a cursos de formação anteriores.

É mais um incremento de efetivo, isso tudo vai melhorar a qualidade da segurança, com policiais qualificados. Há bem pouco tempo, se formavam policiais com 10 disparos de arma de fogo, com pouco treinamento [durante os cursos de formação]. Agora estamos focando com no mínimo 300 disparos por homem, um treinamento intensivo", assegurou.

Entretanto, o coronel destacou que o aumento do efetivo não significa, por si só, redução nos índices de violência na Paraíba. Para ele, há necessidade de uma reformulação no sistema penitenciário e na legislação penal.

"Nós não temos essa visão de que a Polícia Militar tenha efetivo diminuto, historicamente. Mais efetivo não significa dizer menos violência. Os policiais vão prender mais, mas a dificuldade é manter essas pessoas presas, porque a legislação não permite e o sistema penitenciário não cabe mais", destacou Euller Chaves.

O site da Polícia Militar da Paraíba informa que o último concurso público para o órgão ofereceu mil vagas para soldado, em 2008, destinadas às cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Guarabira. Destas, 50 eram para candidatas do sexo feminino. Também aconteceu, no mesmo ano, um concurso para prestadores de serviço auxiliar voluntário como soldado temporário. Foram 900 vagas para as mesmas cidades.

O processo seletivo foi realizado por exame intelectual (provas de língua portuguesa, matemática, história da Paraíba, geografia da Paraíba e noções básicas necessárias à atividade policial militar); exame de saúde; teste de aptidão física e exame psicológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário