Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Situação crítica do Rio Piancó preocupa a população com relação a falta dágua

Leito do Rio Piancó
O Rio Piancó, que já foi perene, hoje padece de desprezo pelas autoridades públicas. Sem água no seu leito e dependendo da boa vontade dos que administram outros grandes reservatórios de água, a exemplo da Barragem Saco, na cidade de Nova Olinda, o rio continua seco e a esperança do povo é a de que a chuva chegue, mesmo que em pouca quantidade, para molhar as areias do velho rio Piancó.

Com a falta d'água no leito do Rio Piancó e o Açude Coremas-Mãe D'água baixando seu nível, a água está cada vez mais rara nas casas do povo de Piancó. Caminhões pipa que fornecem água para população, em convênio com o Município e o Governo do Estado (e Federal), tem sido um problema para as comunidades. As pessoas responsáveis pelo abastecimento estão despreparadas e não conhecem a realidade local, por isso seria, na opinião dos moradores, que fosse elaborado um Cronograma, onde a população ficaria sabendo o dia, a hora e o bairro onde o carro pipa iria abastecer, e não ficaria aquela interrogação na cabeça das pessoas, todos tendo que ligar de vez por outra, para o prefeito ou o secretário de infraestrutura, em busca de informações sobre onde e quando o caminhão pipa irá passar naquele dia.

A situação é crítica e a população pobre é a quem sofre mais, porque não tem como comprar água. Enquanto isso a CAGEPA vem cobrando pelo "consumo", enviando suas contas aos moradores de muitos bairros que a água chegou já faz cerca de dois meses. Isso deixa a todos irritados e a solução encontrada por alguns é a de manda efetuar o corte dos encanamentos, até que o problema se resolva.

Uma senhora que reside no Bairro Caixa D'água, em Piancó, de 83 anos de idade, disse que nunca viu uma situação como essa. Ela fala que já mora ali há mais de vinte anos e essa é a primeira vez que vê uma falta d'água tão demorada. Ela disse ainda que na Caixa D'água nunca faltou água, mesmo quando o rio estava seco.

Todos esperam ações mais atuantes das autoridades para, pelo menos, amenizar a situação desta população com melhor atenção com relação ao fornecimento da água pelos carros-pipas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário