Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Empreendedorismo do Sertão supera adversidades; Região se destaca com indústrias crescentes nos calçados e no agronegócio

Apesar das adversidades, o Sertão paraibano é uma região empreendedora. Com a população de mais de 860 mil habitantes (Governo do Estado – 2010) e um Produto Interno Bruto (PIB) de quase R$ 5 milhões, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), os sertanejos se destacam nos setores calçadistas e do agronegócio. Para estimular ainda mais esta característica empreendedora, será promovido em Sousa, entre os dias 17 e 20 de outubro, o Inova Sertão, evento que abriga feira de negócios, palestras, clínicas tecnológicas e workshops.

As sete microrregiões do Sertão paraibano são Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Piancó, Serra do Teixeira e Sousa, todas com 83 municípios. A primeira Região Metropolitana do Sertão é a de Patos, com 226.892 habitantes. O mais importante centro comercial é o dessa cidade, 6º PIB da Paraíba, segundo o gerente do Sebrae na cidade, Aldo Nunes. Conhecida como "Capital do Sertão da Paraíba", é lá que fica o segundo polo calçadista do Estado.


“Recentemente criamos a Central de Negócios de Patos, mais um estímulo ao empresário dos calçados para ele continuar crescendo”, disse Aldo. É onde o comércio é mais pulsante. A cidade se destaca com o polo de calçados confeccionando cerca de 700 mil de pares por mês, tomando por base a último ano de produção, de acordo com a Central de Negócios. São mais de 200 microempresas, formais e informais na cidade.

A segunda maior Região Metropolitana do Sertão é a de Cajazeiras, com 173.641 moradores. “O destaque de Cajazeiras é o comércio, com lojas como o Atacadão do Rio do Peixe, Armazém Paraíba entre outros”, disse o gerente do Sebrae em Cajazeiras, Samuel Mayer. Mas Sousa, que é o 7º PIB do Estado, já desponta, com os produtos lácteos, a produção de coco e banana.
“A famosa água de coco é considerada a mais doce do Brasil pelos consumidores. Em Sousa, é destaque o comércio e a prestação de serviços médico-hospitalar, hospedagem e alimentação. Em segundo lugar vem o setor industrial e em terceiro o setor agropecuário”, detalhou o gestor Walder Pires, do Sebrae em Sousa.

Sousa – Um dos abrigos de micro e pequenos negócios, a microrregião de Sousa teve a população estimada em 2006 pelo IBGE em 175.204 habitantes, sendo que 68 mil são da cidade homônima. Este território está dividido em 17 municípios: Aparecida, Cajazeirinhas, Condado, Lastro, Malta, Marizópolis, Nazarezinho, Paulista, Pombal, Santa Cruz, São Bentinho, São Domingos de Pombal, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Vieirópolis e Vista Serrana.
Foi encontrado recentemente (2007) petróleo em na microrregião de Sousa, ao serem furados poços em busca de água. Mas a sua exploração ainda não começou. “A cidade é conhecida por ter a maior trilha contínua de pegadas de dinossauros do mundo, rastros deixados há mais de 65 milhões de anos, no Vale dos Dinossauros, que recebe cerca de oito mil pessoas/mês”, lembrou Walder. Sousa ainda oferece o turismo rural.

Estímulo - Por causa desse empreendedorismo, de 17 a 20 deste mês, a cidade realizou o Inova Sertão, um evento com 50 estandes com produtos e serviços da região, palestras, clínicas tecnológicas e workshops. A expectativa dos organizadores é de atrair cerca de 20 mil pessoas. A estimativa é de movimentar, ao longo de um ano, R$ 2 milhões em negócios. O músico e empreendedor Amazan fará palestra na abertura, no dia 17, e o palestrante Roberto Shinyashiki, “A revolução dos campeões”, no dia 19. Haverá Encontro de Empretecos, Festival da Beleza, Workshop de Turismo Rural, entre outros. Um dos destaques é o Festival Sebrae Beleza, conduzido por Magno Alves, hair stylist, proprietário da Universidade do Cabelo (SP).


Sebrae-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário