Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Sopa Eleitoral em Piancó

Com a proximidade das eleições de 2014 as lideranças políticas na cidade de Piancó, bem como em muitas outras cidades do Vale, vem demonstrando jogo de cintura nos relacionamentos político-administrativo com as lideranças de nível estadual. Recentemente se viu em Piancó uma "sopa" onde se misturaram Oposição e Situação, em busca dos afagos do governador Ricardo Coutinho (PSB), pré-candidato à reeleição ao Palácio do Planalto. De um lado a ex-prefeito Flávia Galdino (PSB) e seu grupo; e do outro o prefeito Sales Lima (DEM), em companhia de outras lideranças, a exemplo do ex-prefeito e atual vice, Edvaldo Leite de Caldas. Todos estavam disputando a recepção do governador quando de sua visita à Piancó, neste último dia primeiro de junho.

Mas, ao analisar a situação política em que se encontra em todo o Estado, vê-se que, teoricamente, existe três candidaturas lançadas, algumas oficializadas, outras negadas à mídia, e outras buscando apoio das lideranças regionais e locais.

O governador Ricardo é candidatíssimo à uma reeleição. O ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) já está em campanha por todo o Estado. O ex-governador e atual senador Cássio Rodrigues da Cunha Lima (PSDB) diz que não é candidato, enquanto seu partido já o lançou para a disputa em 2014. Existindo esses três nomes, com grandes chances de vitória, como se posicionará as lideranças piancoenses? A ex-prefeita Flávia tem o poder de indicar aliados para assumir cargos comissionados em vários órgãos do estado, na cidade de Piancó. Por outro lado o atual prefeito Sales Lima já demonstra uma afinidade política com o atual governador conseguindo, inclusive, vários convênios para o Município com o Estado.

Por fora vem Veneziano que disputa o apoio político do prefeito Sales ao seu projeto, que é o de chegar ao Palácio da Redenção.

Por último, vem o senador Cássio que, se oficializar sua pré-candidatura, abalará o esquema político do atual governador.

Caso Cássio venha a oficializar sua candidatura pelo PSDB, e Ricardo Coutinho continue com sua pretensão de ir a um segundo mandato, como ficarão Flávia e Sales nessa história? Será que eles se unirão em torno do nome de Cássio, já que Efraim Morais, ex-senador e atual secretário da infraestrutura é aliado de primeira hora de Cássio e tem enorme influência nas decisões do prefeito Sales; ou haverá uma divisão política, como a que já acontece hoje? Quanto a Veneziano, os descontentes o seguirão, apoiando a candidatura do PMDB.

O que acontecerá até junho de 2014?


OBlogdePianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário