Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sábado, 22 de junho de 2013

Inclusão produtiva é direito dos mais pobres, diz secretário do MDS


Ser incluído produtivamente e trabalhar é um direito da população mais pobre, não é apenas um dever de caráter econômico”. A afirmação foi feita pelo secretário extraordinário para a Superação da Extrema Pobreza, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tiago Falcão, durante o seminário técnico sobre a articulação das políticas de assistência social com as políticas de trabalho para promover a inclusão produtiva da população em situação de pobreza e em vulnerabilidade. O evento foi promovido pelo Banco Mundial em parceria com o MDS, na quarta-feira (19), e reuniu representantes de 14 países da América Latina, em Brasília.

De acordo com Tiago Falcão, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, do Plano Brasil Sem Miséria (Pronatec Brasil Sem Miséria), mostra que as pessoas mais pobres querem se capacitar para ter acesso ao mercado de trabalho. Por meio do Pronatec, o governo federal, em parceria com estados, municípios e Sistema S (Senac, Senai, Sesi, Sesi, Senar, Senat, entre outros), oferece cursos de capacitação profissional a pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza. O Pronatec oferece mais de 480 cursos em diferentes áreas e o número de matrículas já supera 450 mil.

“A experiência brasileira em 10 anos do Bolsa família, com todos os estudos realizados, mostra que a população mais pobre trabalha e até mais do que os não pobres, mas tem um processo de inclusão precário”, destacou Tiago Falcão. “Todas as ações que fazemos de inclusão produtiva buscam a melhoria da inserção deles no mercado de trabalho.”

A articulação entre as áreas de trabalho e de assistência social, assinalou o secretário, tem sido um fator de sucesso na inclusão produtiva das pessoas em vulnerabilidade. “Aprendemos, nestes últimos anos, que sem essa articulação, esses cursos ficam muito distantes da população mais pobre. Por isso, a assistência social tem mobilizado, ajudado a fazer as inscrições e acompanhado a inclusão”.

Tiago Falcão apresentou ainda as ações do Plano Brasil Sem Miséria voltadas à inclusão dos agricultores familiares. Segundo ele, o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) já fez mais de 1,9 milhão de atendimentos na área rural em diferentes programas sociais.

Fonte: Ascom/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário