Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Prefeito paraibano é acionado junto ao Ministério Público por descumprir a Lei de Acesso a Informação


Ex-Secretário Marcelo Matias
O ex-secretário de Comunicação da prefeitura de Belém (Paraíba), Marcelo Matias, protocolou nesta terça-feira (25) uma representação no Ministério Público contra o prefeito Edgard Gama, devido o descumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei Nº 12.527/2011) por parte do gestor municipal.
De acordo com a representação protocolada no MP, “até o presente momento, a prefeitura de Belém não adotou medidas eficazes de transparência que permitam ao cidadão ter acesso a informações essenciais para o cumprimento do seu dever fiscalizatório dos atos públicos”.
 
Apesar de a prefeitura manter no site oficial um link chamado ‘Portal da Transparência’,  “essa ferramenta apenas reproduz informações que podem ser acessadas por meio do SAGRES do Tribunal de Contas do Estado”, não permitindo ao cidadão acompanhar, em tempo real, os processos licitatórios, e as publicações dos atos oficiais, por exemplos.
 
A representação do ex-secretário Marcelo Matias requer ao Ministério Público que sejam tomadas as medidas cabíveis para que a prefeitura de Belém, na pessoa do prefeito Edgard Gama, o qual deverá ser notificado, cumpra, em sua integralidade, a LEI Nº 12.527, de 18 de Novembro de 2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação.
 
Matias requer ao MP que o prefeito Edgard Gama disponibilize um setor de protocolo no prédio da Prefeitura de Belém, para que o cidadão oficialize os seus pedidos de informação sobre a gestão, além de disponibilizar, no site institucional, a folha de pagamentos de todos os servidores, prestadores de serviço e comissionados com seus respectivos salários;  os balancetes com os seus respectivos comprovantes de despesa (recibos e notas fiscais); todas as fases dos atos licitatórios para que o cidadão possa fiscalizar os procedimentos; e o instrumento oficial de divulgação dos atos (diário oficial, semanário, quinzenário ou equivalente), como determina a Lei de Acesso à Informação.
 
Por fim, a representação também requer ao Ministério Público que sejam tomadas providências no sentido de a Prefeitura de Belém disponibilize, em seu site institucional (www.belem.pb.gov.br), todas as leis municipais atualmente em vigor, para que a população belenense tome conhecimento e possa exigir o cumprimento das referidas leis.
 

Com Folha13

Nenhum comentário:

Postar um comentário