Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

terça-feira, 18 de junho de 2013

Mobilização contra reajuste da passagem de ônibus termina sem confrontos na Capital





Mobilização contra reajuste da passagem de ônibus termina sem confrontos na Capital Ricardo Duarte/Agência RBS Milhares de manifestantes estão nas ruas de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília em protesto contra os gastos da Copa das Confederações, Copa do Mundo e contra o aumento do preço das passagens de ônibus nas cidades brasileiras. Em BH, são cerca de 10 mil manifestantes, em SP, a PM infomou que o número já chega a 30 mil pessoas, no Rio são 6 mil e em Brasília, 16 mil protestam.

A Avenida Rio Branco, no centro do Rio, está completamente tomada por manifestantes que protestam contra o aumento das passagens de ônibus e os gastos públicos com as obras da Copa das Confederações e do Mundo (2014) e das Olimpíadas (2016).

A manifestação ocorre de forma pacífica. Os participantes gritam "Sem violência" e "Vem pra rua, vem contra o aumento". Muitas pessoas acompanham das janelas dos escritórios a passagem do protesto e jogam papel picado. O policiamento foi reforçado. Os policiais militares acompanham o movimento. A Tropa de Choque não está no local.

No Rio, os manifestantes fecharam nesta segunda a Rua Primeiro de Março, no centro da cidade. Eles estavam na Praça Quinze e seguiam nesta tarde para a concentração em frente da Igreja da Candelária.

Acompanhado de perto pela Polícia Militar (PM), o grupo evoluiu como um bloco de carnaval: toca instrumentos e canta. Alguns têm narizes de palhaço. Outros carregam flores. Uma mulher leva um bebê de poucos meses. Dois batedores da PM fazem uma espécie de escolta dos manifestantes.

De acordo com a polícia, que está ao redor da Candelária, cartazes trazem mensagens como"Revolto-me, logo existo", "Verás que o filho teu não foge à luta" e "Somos filhos da revolução". A concentração desta segunda-feira está muito mais cheia do que a da quinta-feira, quando o protesto teve confusão.

Anunciada como um evento com mais de 4 mil presenças confirmadas em uma rede social, a mobilização de estudantes contra o aumento da passagem de ônibus em Porto Alegre tomou conta da Praça Montevidéu no fim da tarde desta segunda-feira.

Ao contrário da semana passada, porém, transcorreu em relativa tranquilidade, sem confrontos entre policiais e manifestantes — apesar da dimensão aparentemente maior. Próxima manifestação está marcada para as 18h de quinta-feira, em frente à Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário