Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sábado, 15 de junho de 2013

Festa Junina terá a participação do Arraiá da Elzir Matos em Piancó

Gordo e Klebinho (Imagem: Antonio Cabral)
Juberlandio Souto [O Gordo da Elzir Matos] já se prepara para realizar um das maiores eventos juninos da cidade de Piancó fora de época. O conhecidíssimo Arraiá da Elzir Matos, da Associação de Moradores da Elzir Matos (AMEM), já virou tradição na cidade e já é parte do calendário da cultura local. Todos os anos a Rua que leva o nome do saudoso Elzir Nogueira Matos (Dr. Elzir) se enche de bandeirolas, comidas típicas, cenários culturais, onde as quadrilhas juninas, de jovens e adultos, apresentam-se para o público presente. No ano passado, foram dois dias de evento e nesse ano a Comissão pretende realizar o evento durante três dias, já que o Secretário de Cultura, a Secretária de Educação, o Secretário de Infraestrutura, a Secretárias de Desenvolvimento Social, João Leite, Eliana Lacerda, Wagner Brasilino e Dilma Cazé, respectivamente vem ,demostrando interesse em incentivar a cultura local, com o apoio logístico do Município.

Segundo o Gordo, a Quadrilha Junina da Elzir Matos já virou tradição e não pode parar. "Não queremos politizar o evento, queremos valorizar a nossa cultura e o turismo regional, com apresentações bem planejadas para os que visitam a nossa terra", disse.

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. 

A data para as apresentações serão publicadas pela Comissão, logo após um contato com a Prefeitura de Piancó e o Comércio Local.


Tico Pianco com OBlogdePianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário