Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Manifestantes reagem à proibição do uso de máscaras

Grupo Anonymous lança campanha "em nome da liberdade roubada"Inconformados com a proibição do uso das máscaras durante as manifestações, integrantes do Anonymous e do Black Bloc estão incentivando, em suas páginas no Facebook, formas para burlar o Projeto de Lei. Uma delas, já de antigos protestos na história do país, é pintar os rostos; a outra é manter o uso das máscaras em massa para, como eles próprios dizem, “dificultar a ação da PM”, que teria mais trabalho para deter e identificar todas as pessoas com os rostos cobertos. As sugestões estão sendo feitas para as manifestações convocadas para o próximo sábado (07), dia da Independência do Brasil.

A ideia de pintar o rosto por completo surgiu de uma integrante da página do Anonymous São Paulo, que comentou a postagem da foto do documento assinado pelo promotor Décio Alonso, proibindo o uso das máscaras. No entanto, a sugestão é pintar a máscara do “V” de vingança, símbolo do grupo. “Pintar no rosto a máscara pode né, que tal?”, sugeriu, para depois ser apoiada pelos próprios administradores da página, que comentaram: “Nós amamos nossos leitores, já falamos isso antes?”. 

A repercussão da ideia ganhou cenário nacional. A página do Anonymous Rio publicou a postagem e deu a seguinte nota: “Imaginem o ‘super’ promotorzinho com toda sua soberba recebendo reclamações dos delegados de que está faltando água, sabão e gente para lavar o rosto de milhares de manifestantes? rs”. Uma integrante do grupo no Rio de Janeiro apoiou a iniciativa e ainda afirmou que “não dá para reconhecer nem a base de porrada! Se for geral de rosto pintado neguinho vai ficar doido! Kkkkkkkkkkk. Eu vou aderir”.
Grupo Anonymous lança campanha "em nome da liberdade roubada"
Com a proibição das máscaras, o Anonymous Rio criou uma campanha que eles dizem ser “em nome da liberdade roubada”. Os administradores da página pedem que os adeptos do movimento troquem as imagens do perfil por uma foto (ver ao lado) de uma pessoa com a máscara do “V” de vingança com a palavra “censurado” na boca.

Já o Black Bloc, grupo que tem como característica usar trajes pretos durante as manifestações, pede para os integrantes da página continuarem usando as máscaras: “VAMOS DE MÁSCARA! QUEM NÃO TEM CORAGEM DE USAR A MÁSCARA ,PINTA O ROSTO POR INTEIRO! ESSE ATO É INCONSTITUCIONAL, NÃO VAMOS SER REPRIMIDOS ASSIM!”, diz a publicação, que foi “curtida” por mais de 600 pessoas.

Dois que curtiram a publicação do Black Bloc Rio apoiaram e lembraram que a PM não teria efetivo para coibir a quantidade de mascarados. “Irão ter que prender todos nós! TODOS DE MASCARAS”, diz um deles. “Exatamente. Vamos todos de máscara. Eles não vão ter como levar todos os manifestantes”, diz outro.

O Black Bloc Rio também sugeriu que manifestantes pintem os rostos, assim como foi o movimento dos Cara Pintadas, no início dos anos 1990. No entanto, pedem que pintem os rostos com tinta preta: “Dia 7 de setembro de 2013: que comece o SETEMBRO NEGRO! Um pouco de inspiração para o dia 7 de setembro para quem não for de máscara! DEIXO CLARO QUE É PARA SE INSPIRAR NA CARA PINTADA E NÃO NO MOVIMENTO”. Um integrante postou para que todos “pintem de preto, sem essa de verde e amarelo”, e foi bastante apoiado através da opção “curtir” da rede social.


*Do Programa de Estágio do Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário