Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

domingo, 8 de setembro de 2013

Agricultoras familiares de Catingueira (PB) recebem mutirão de documentação

Mutirão atenderá mulheres trabalhadoras rurais com a emissão de documentos civis e jurídicos gratuitamente
Foto: Assessoria
O município de Catingueira, localizado a cerca de 300 km da capital João Pessoa, na Paraíba, recebe nesta segunda-feira (9) o ônibus itinerante do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O mutirão atenderá as mulheres trabalhadoras rurais a partir das 9h na Secretaria de Ação Social onde serão emitidos documentos civis e jurídicos gratuitamente. 
 
De acordo com a coordenadora de Acesso à Terra e Cidadania da Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, Isolda Dantas, esse programa é fundamental para garantir às mulheres o acesso às políticas públicas em geral. “Esse mutirão é fundamental porque contribui pra as mulheres se tornarem visíveis diante do Estado a partir do momento em que elas são cidadãs documentadas”, enfatizou. 

Isolda Dantas lembra que a Paraíba é um estado que tem uma execução muito eficiente do programa de documentação. “É importante destacar que na Paraíba o programa começou a ser executado em 2004 e até 2013 mais de 140 mil mulheres já foram atendidas no estado, isso é uma demonstração de que essa demanda é real e de que é necessária a existência desse programa”, declarou. 

Cidadania 
Desde o início da execução do programa no estado já foram emitidos mais de 260 mil documentos e já ocorreram mais de 525 mutirões ao longo da execução do programa. “Isso demonstra que as mulheres não têm documentos, mas demonstra, também, uma realidade: que o MDA responde a esta demanda facilitando o acesso das mulheres à documentação civil e jurídica”, conclui a coordenadora de Acesso à Terra e Cidadania da Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais do MDA. 

De acordo com o delegado adjunto da Paraíba, Antônio Alves da Silva, o mutirão tem como objetivo emitir documentos de identidade, CPF e Carteira de Trabalho além de oferecer atendimento previdenciário e orientações para acesso às políticas públicas coordenadas pelo MDA. “Por onde o programa de documentação tem passado a receptividade é boa haja vista que existe uma carência desses serviços, principalmente nos municípios mais longínquos das grandes cidades. Na medida em que o governo tem oferecido isso gratuitamente tem gerado uma demanda muito grande dessas pessoas”, afirmou. 

Os mutirões são realizados em todo o Brasil. Para as cidades dos territórios da cidadania da Paraíba estão previstos 12 mutirões só no mês de setembro. 

Agenda em setembro 
Catingueira: 09/09 
Mãe D´Água: 10/09 
Imaculada: 11/09 
Santa Teresinha: 12/09 
Areia de Baraúna: 13/09 
São José do Sabugi: 14/09 
Cacimba de Areia: 15/09 
Várzea: 16/09 
São José do Bonfim: 17/09 
Junco do Seridó: 18/09 
Santa Luzia: 19/09 
Juazeirinho: 20/09 

Serviço 
Mutirão de documentação 
Data: 9 de setembro (segunda a quinta-feira) 
Horário: A partir das 9h 
Local: Secretaria de Ação Social – Catingueira (PB) 


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário