Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Programa federal ajuda governo da Paraíba no combate à criminalidade

O programa do governo federal “Brasil mais seguro”, criado para dar suporte financeiro e operacional aos estados no combate à criminalidade, começou a ter suas primeiras ações na Paraíba. Em entrevista ao Bom Dia Paraíba nesta terça-feira (27), a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, explicou que o programa busca fortalecer ações de segurança que vem sendo realizadas pelo governo local e dando certo.

Apenas dois estados receberam até então ações do “Brasil mais seguro”, Alagoas, considerado o estado mais violento do país, e a Paraíba, o segundo mais violento da região Nordeste, conforme a secretária. O programa prevê recursos de R$ 4 milhões até 2014 para a Polícia Solidária e já capacitou 1.200 policiais na filosofia do policiamento comunitário no estado, em parceria com o governo da Paraíba.

A escolha da Paraíba se deu pelo critério de regionalidade, aproveitando a primeira escolha por Alagoas. De acordo com Regina Miki, o governo federal tem a meta de reduzir a criminalidade no Nordeste, tendo em vista que a redução da desigualdade não influenciou a queda no índice de crimes.

“É um contra-senso até, porque em outros países quando você diminui a desigualde você também diminui a violência e a criminalidade. E aqui no Nordeste isto não aconteceu. A Paraíba não é o segundo estado mais violento do país, mas na região do Nordeste é. Como nós queríamos buscar trabalhar divisas, trabalhar crimes que são conexos, a migração do crime, então é importante impactar estados vizinhos para que a gente possa ter uma resolução melhor”, comentou Miki.

O programa deve se concentrar nos municípios que apresentam os maiores índices de violência na Paraíba, dentre os quais aqueles situados na Grande João Pessoa. “Nós temos um queda de homicídios na Paraíba como um todo. Embora tenhamos algumas cidades que tenham apresentado um índice maior do que aquele desejado. Estamos atentos a isso. O nosso foco é em seis cidades. João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Cabedelo, Patos e Santa Rita”, explicou a secretária.

Representantes do governo federal estão na Paraíba para discutir uma resolução, intitulada “Carta de João Pessoa” para delimitar quais ações os governos federal, estadual e municipal devem tomar no que diz respeito ao combate a criminalidade. De acordo com Regina Miki, é importante neste processo a participação dos prefeitos das cidades citadas no projeto, tendo em vista que intervenções como iluminação pública e guarda municipal, têm influência direta na redução da violência no estado.

“Além de polícia da rua, nós temos que ter políticas sociais elaboradas nos locais com maior vulnerabilidade, para que esta população comece a ter sensação de segurança e comece ter condições de ocupar os espaços urbanos de um forma que tenhamos a população cuidando disso e não a criminalidade. É muito importante ter uma visão marco de tudo isso, esse é o nosso papel aqui. Traremos para além das ações de polícia, o fortalecimento da polícia judiciária com a investigação, projetos de cultura, esporte, lazer, saúde. É a presença do Estado no local de vulnerabilidade”, concluiu Regina Miki, secretária nacional de Segurança Pública.
 
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário