Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Cenário para as chuvas do semiárido paraibano em 2013 continua desfavorável

Apesar do fenômeno El Niño não ter evoluído a condição de moderado, o cenário para as chuvas do semiárido paraibano em 2013 continua desfavorável, essa afirmação é do físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira. 

Segundo Rodrigo, a boa notícia é que o fenômeno El Niño não se intensificou, encontra-se atualmente com intensidade fraca, e deve influenciar muito pouco o comportamento climático na zona semiárida nos próximos meses.

De acordo com o estudioso, o problema é a temperatura do Oceano Atlântico Sul, que desde o início de 2012 está frio, fato que culminou com a forte seca que está afetando todo o setor norte do nordeste e causando prejuízos.

Segundo Rodrigo, a estação das chuvas do setor norte do nordeste que dura de Fevereiro a Maio depende de um Atlântico Sul quente, pelo menos 1°C acima da média para gerar chuvas em boa quantidade sobre a região, dentro do período de estação das chuvas.

No período de Fevereiro a Maio de 2012 o Oceano Atlântico Sul não esquentou, ou seja, se manteve frio, fato que provocou um escoamento de umidade insuficiente para provocar as precipitações esperadas na região. Se até o dia 20 de Março do próximo ano, o Oceano Atlântico Sul não esquentar teremos uma nova seca na região, diz Rodrigo, que vem acompanhando dia a dia a evolução das temperaturas dos oceanos.

Rodrigo disse que vai continuar monitorando o clima e caso o cenário para as chuvas do setor norte do nordeste mude, o leitor do Patosonline.com será imediatamente informado.



Rodrigo Cézar Limeira é formado em Física e em Meteorologia e tem Mestrado em Meteorologia. Atualmente é físico e coordenador do Espaço Energia (museu de eletricidade da Energisa) na Cidade de Sousa/PB.


Patosonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário