Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sábado, 3 de novembro de 2012

Na Paraíba, 153.751 estudantes participam do Enem

Na Paraíba, 153.751 estudantes vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame vai acontecer no sábado (3) e no domingo (4), de acordo com a Secretaria de Comunicação do estado (Secom-PB). As provas vão ser aplicadas às 13h, no horário de Brasília, e às 12h, horário local.  O Enem vai acontecer em 38 cidades, o que totaliza 276 locais de prova.

Para a realização da prova, o candidato deve apresentar um documento de identificação original com foto. Em casa de perda de documento de identificação, o candidato vai ter que apresentar um boletim de ocorrência, com data de, no máximo, 90 dias antes da prova, ainda de acordo com a Secom-PB.

Além da documentação necessária para a participação no exame, o candidato deve levar uma caneta esferográfica preta fabricada em material transparente. A nota de Secom-PB ressalta que a cor preta é obrigatória, pois uma cor diferente impede a leitura ótica do cartão de respostas.

Ainda de acordo com a Secom-PB, outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira devem ser depositados na embalagem porta-objetos, distribuída a todos os participantes. Ela deve ser guardada embaixo da carteira.

Os participantes precisam resgatar a embalagem ao final da prova. No dia 7 de novembro será liberado o gabarito do Enem e o resultado será publicado no dia 28 de dezembro.

As provas
No primeiro dia, de acordo com a Secom-PB, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no segundo dia haverá aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação. 

O tempo total para a prova será de 4h30. A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

Segundo a Secom-PB, o candidato pode tirar nota zero na Redação caso fuja ao tema, entregue a folha em branco, o texto seja insuficiente, não desenvolva com argumentos próprios, utilize-se de desenhos e desrespeite os direitos humanos.

O participante deve responder a cinco questões de Língua Estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol. Não é permitido, conforme a Secom-PB, trocar a opção no momento da prova. Se o participante tiver dúvidas, deve conferir o Cartão de Confirmação da Inscrição, onde está registrada a sua escolha.

Motivos de eliminação
Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante; utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos; deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame.

Os participantes só podem levar cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova. Os três últimos participantes presentes na sala de provas só são liberados juntos.

Documentos aceitos
Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;  identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e Previdência Social;

certificado de Reservista; passaporte; carteira nacional de habilitação com foto.

Esquema de segurança
A partir das primeiras horas desta sexta-feira (2), mais de mil policiais militares, sendo 658 extras e os demais do efetivo ordinário, serão empregados direta ou indiretamente para garantir a segurança durante a preparação e a aplicação das provas do Enem, ainda de acordo com a Secretaria de Comunicação do estado.

O efetivo já está preparado para fazer a escolta dos carros dos Correios que transportarão os malotes com as provas dos quartéis do exército, onde os exames já estão guardados, para os 276 locais de aplicação do exame, em 38 municípios do Estado.

Ao final das provas, a Polícia Militar também acompanhará o transporte dos gabaritos até as unidades dos Correios.

Durante todo o processo, serão feitas rondas com o policiamento ostensivo motorizado,  com 98 viaturas  e a pé, nos locais de realização dos exames. A operação segue até a noite de domingo (4), de acordo com o término das escoltas dos gabaritos em cada local de prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário