Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sábado, 3 de novembro de 2012

Mato Grosso tem 341 novos casos de dengue em uma semana

Em uma semana, 341 novos casos de dengue foram registrados em Mato Grosso, conforme levantamento realizado pela Secretaria estadual de Saúde e divulgado nesta quinta-feira (1º). No acumulado do ano, de 1º de janeiro a 1º de  novembro, foram notificados 39.351 casos de dengue.
 
Desse total, 134 foram notificados como casos graves de dengue e até o momento foram registradas 21 mortes, sendo 16 confirmadas por dengue e cinco ainda em investigação. Cuiabá se manteve entre os municípios que mais registraram casos de dengue no período, com 10.521 casos de dengue, sendo 55 graves. Em Várzea Grande foram notificados 3.005 casos e 22 graves. Em Sinop foram 5.552 registros, sendo dez graves e, em Rondonópolis, a notificação é de 1.346 casos da doença, sendo três graves.
 
No mesmo período do ano passado foram registrados 9.115 casos, sendo que Cuiabá notificou 1.193; Várzea Grande, 345 casos; Sinop, 1.860; e Rondonópolis, 280 casos. Neste ano, o número de casos representa um aumento de mais de 330%.
 
Medidas de Prevenção 
A Secretaria de Estado de Saúde recomenda medidas de prevenção simples, que devem ser tomadas pela população para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. Entra as medidas estão manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente. Remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.
 
No caso dos vasos de plantas, a recomendação é encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia, o pratinho deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana. Deve-se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias, além de colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário