Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sábado, 13 de outubro de 2012

Renato Aragão e Dedé comentam perda do criador de 'Os trapalhões'

O velório de Wilton Franco, criador do programa 'Os Trapalhões', começou às 18h no Salão Paroquial da igreja matriz de Penha. A cerimônia de cremação está prevista para segunda-feira (15) às 19h, no Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú. Renato Aragão e Dedé Santana comentaram neste sábado (13) a perda do criador e diretor do programa 'Os trapalhões'.
Franco morreu aos 82 anos na manhã deste sábado em Penha, no Norte de Santa Catarina. Franco teria passado mal em sua casa, com princípio de AVC e foi encaminhado para o Hospital de Penha, onde teve uma parada cardiorrespitatória e morreu por volta das 10h30.

"O raciocínio dele era muito rápido. Às vezes eu dizia 'isso aqui tá pegando, tá faltando um desfecho' e ele dava um na hora. O Wilton é uma grande referência que a televisão perdeu", disse Renato Aragão.

"Ele era mais que um amigo, foi um paizão para mim. Ele é o construtor do humor no Brasil, tenho muito orgulho de dizer que fui dirigido por ele", disse Dedé Santana.

Carreira

Nos últimos 10 anos Franco trabalhou como consultor do Parque Beto Carrero World. “Cada vez que recebíamos algum jornalista renomado, perguntavam por ele. Ele sempre contribuía com dicas e era admirado e respeitado por todos os formadores de opinião que o conheciam, pelo  trabalho que fez na TV Brasileira”, comenta Malu Barreto, Coordenadora de Comunicação e Imprensa do Parque Beto Carrero World.

Um dos diretores da TV Excelsior na década de 60, Wilton Franco reuniu quatro artistas para a criação do humorístico "Adoráveis Trapalhões" em 1966: Wanderley Cardoso (cantor da Jovem Guarda), Ted Boy Marino (lutador dos programas de telecatch), Ivon Cury (cantor e ator de chanchadas) e Renato Aragão, o Didi, que ganhava destaque no cinema e nas emissoras de televisão do Rio de Janeiro na época.

Como apresentador, atuou no programa "Balança, mas não cai" nos anos 50 na Rádio Nacional. Além de "Os Trapalhões", Wilton Franco ambém dirigiu "Essa gente inocente" nos anos 60 na TV Excelsior e "O povo na TV" na TVS (atual SBT) na década de 1980, programa que também apresentava. "Hoje é sábado" e "Moacyr Franco Show" foram outros dois programais dos quais ele dirigiu, ambos na TV Tupi.

A partir de 1988, "Os Trapalhões" passou a ter direção geral de Wilton Franco - e com redação final dele e de Renato Aragão - e a ser transmitido ao vivo, direto do Teatro Fênix. Com a morte de Zacarias dois anos mais tarde, o programa precisou ser reinventado. Com direção ainda a cargo de Wilton Franco e supervisão de criação de Chico Anysio, "Os Trapalhões" era dividido em duas partes, com shows musicais e esquetes com Didi, Dedé e Mussum contracenando com comediantes convidados. Franco deixou a direção do programa em 1992, sendo substituído no ano seguinte por José Lavigne.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário