Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

De volta ao Portal Piancó Remígio Júnior escrevendo artigos

Seu retorno traz texto tratando de eleições e gestões administrativas, mostrando realidades de dois municípios do Vale do Piancó.

"Esta semana visitei alguns municípios, dos quais, Aguiar e Curral Velho, onde presenciei total tranqüilidade, nem parecendo que no próximo dia 07 de outubro os eleitores comparecerão às urnas para escolherem os seus futuros prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Estamos vendo essa total tranqüilidade neste ano, pois, em tempos passados, nesses dois municípios, foram registradas marcas sangrentas na busca do controle político-administrativo."

Leia o texto na íntegra:

Esta semana visitei alguns municípios, dos quais, Aguiar e Curral Velho, onde presenciei total tranqüilidade, nem parecendo que no próximo dia 07 de outubro os eleitores comparecerão às urnas para escolherem os seus futuros prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Estamos vendo essa total tranqüilidade neste ano, pois, em tempos passados, nesses dois municípios, foram registradas marcas sangrentas na busca do controle político-administrativo.

Em 2004, no Município de Aguiar, foi assassinada uma grande líder, conhecida pela população como “maínha da pobreza” e, eu vi e meus olhos viram, no seu sepultamento, pessoas humildes derramando lágrimas, se lastimando pela perca sofrida. Lá em Aguiar, naquele ano (2004) foi eleito prefeito, o médico Aureni Lacerda que, em 2008, decidiu não ser candidato a reeleição, mesmo tendo recebido o apoio de todos os partidos políticos regularmente constituídos naquele município. Aureni, em 2008, apoiou o seu primo Timtim, e este foi eleito com uma maioria esmagadora. Este ano, Timtim é candidato único.

Como eu tava dizendo, fui ao Aguiar esta semana (sexta-feira) e, como profissional, fui cumprir a minha obrigação contratual, onde, mais uma vez, constatei uma administração municipal quase perfeita, com as finanças totalmente controladas, sem nenhum débito, com todos os pagamentos em dias, onde, naquele dia, ainda vi, o secretário de ação social receber uma pessoa para cadastrá-la e autorizar uma cesta básica; vi a Secretária de Ação Social receber uma pessoa e resolver assunto relacionado a programa social; vi a Secretária de saúde receber uma pessoa doente e encaminhá-la ao hospital para atendimento; vi o médico do hospital encaminhar uma outra pessoa, numa ambulância, para Patos a fim ser melhor assistida; vi a Secretária de Finanças receber um fornecedor e em menos de quinze minutos já estava saindo com o seu cheque referente ao pagamento; vi o Diretor de Recursos Humanos preparar certidão a pedido de um funcionário; vi o Diretor de Tributos receber um contribuinte, oferecer-lhe cadeira pra sentar, café e água, pois, ali estava um cidadão que vinha deixar numerários pra Prefeitura; vi o Secretário de Infra-Estrutura recebendo uma pessoa que reclamava de lixo em terreno baldio e imediatamente as providências foram tomadas; vi outro cidadão reclamando de um esgoto que tinha estourado em sua rua e, minutos depois, vi o Secretário já passando com um cano e funcionários para resolver o problema do cano estourado naquela rua; vi a Secretária de Educação resolver, com o Prefeito, um problema de transporte escolar, oportunidade na qual, fora autorizado a contratação de outro veículo, de maneira que não prejudicassem aos alunos residente na zona rural; enfim, as pessoas são recebidas pelos secretários municipais como se fossem o “patrão”; vi as pessoas ser tratadas, pelos secretários municipais, como se fossem tão importantes quanto o prefeito.

Aguiar, hoje, está assim, na maior tranqüilidade e, fico feliz por ter participado dessa pacificação, pena que teve gente que tentou embolar o meio de campo, incentivando político daquele município a se candidatar a prefeito, ao levantar uma opinião de que tinha que firmar o seu nome, mesmo sabendo que iria perder a eleição pra prefeito e, mesmo ainda, tendo total consciência que estava agindo contra o meu trabalho, o qual, perseguia o objetivo da pacificação política naquele município, mas, ... tudo bem ...!

De relance, vale ressaltar que o ex Prefeito Aureni Lacerda teve todas as Prestações de Contas aprovadas pelo Tribunal de Contas e não existe sequer um único processo tramitando, em nenhuma esfera judicial ou administrativa contra o mesmo.

Timtim, atual Prefeito de Aguiar, já teve o sabor de ver as suas Prestações de Contas dos anos de 2009 e de 2010 aprovadas pelo Tribunal de Contas e, outros processos, nas Câmaras do TCE/PB, estando em tramitações regulares.

Conclui-se, portanto, que ultrapassada está a concepção de que quando o gestor municipal administra com seriedade a coisa pública, se torna um fracassado na política. Estão ai, o imediatamente ex gestor e o atual prefeito de Aguiar, agindo com seriedade e sendo vitoriosos na vida política, principalmente, com relação a Timtim, por conseguir ser candidato único, aglutinando todos os partidos políticos em torno da sua candidatura a reeleição, agindo com honestidade como prefeito e sendo, portanto, vitorioso nas vidas pública/administrativa e política ao mesmo tempo.

Em Curral Velho, quem não se lembra do ocorrido no mês de agosto de 2008, quando, mesmo no “quente” da campanha eleitoral, ocorreu o assassinato do então candidato a vice-prefeito de uma das chapas concorrentes naquele pleito eleitoral.

Este ano, quatro anos depois, tudo mudou e, mudou pra melhor, ou melhor do que isso não poderia acontecer, pois, lá em Curral Velho, existem apenas um único candidato a prefeito e a vice-prefeito, como existem praticamente nove candidatos a vereadores para ocuparem as nove vagas à Câmara Municipal. Filhinho, vereador pelo segundo mandato, sobrinho do atual Prefeito Luiz Carnaúba, é o candidato único ao cargo de prefeito.

Lá em Curral Velho, há mais de uma década, pode-se fazer uma pergunta que todos irão responder em titubear: qual o dia do pagamento da Prefeitura? Todos respondem: na última terça-feira de cada mês. Pois é, não importa se a última terça-feira do mês, caia no dia 25, ou no dia 29, ou no dia 24, ... pois, o pagamento dos funcionários municipais será naquela última terça-feira. Isso é que é programação administrativa. E, a organização administrativa não pára por aí. A Prefeitura está presente no apoio ao homem do campo com corte de terras e distribuição de sementes; não importa onde o estudante resida para que o transporte vá até a sua casa buscá-lo pra trazê-lo à escola da zona urbana; a ambulância serve a todos a qualquer hora do dia ou da noite; médico, dentista e demais profissionais de saúde estão sempre à postos para receber a população; todas ruas são calçadas e com esgotamento sanitário; enfim, como no Aguiar, a população é tratada com dignidade, respeito e como se fosse verdadeiramente a dona da Prefeitura, razão pela qual, todas as correntes políticas decidiram votar num único candidato: Filhinho, filho da Dona Benonia.

Antes de concluir este artigo, peço permissão ao caro leitor, para dizer que meu próximo artigo, será falando sobre Dona Benonia, pessoa que passava paz, harmonia, e tranqüilidade, essa tranqüilidade que está a me acompanhar nesses últimos dias.

Voltando ao assunto político-administrativo, fica ai um exemplo aos candidatos prefeito, e que tomarão posse no próximo dia 1º de janeiro de 2013, pode-se fazer administrar com seriedade concomitantemente fazendo política, e aí, tendo sucesso nas duas atividades.

Aquela prática de se tomar dinheiro emprestado pra gastar em campanha, pra depois de empossado, tirar dos cofres públicos, é ato arcaico e ultrapassado na vida política e administrativa dos tempos modernos e atuais. Quando uma pessoa é desorganizada na sua vida pessoal, geralmente será desorganizada como administradora pública. Nos dias atuais, não mais existe espaço para amadorismo e ações feitas as pressas e de última hora, pois, mesmo dando certo, o reflexo, mais tarde, é assustador, considerando-se, as restrições estabelecidas nas legislações aplicáveis aos gestores. O “vamos ver”, o “oba, oba”, não tem mais espaço na vida política atual. Os atos terão que ser rigorosamente e previamente planejados para ser executados, de maneira que, mais adiante, não venha um revés exatamente contra quem mal planejou. Os tribunais, e o Ministério Público, dispõem de mecanismos eficazes para, em tempo real, descobrirem as irregularidades praticadas pelos gestores públicos. Aquele que previamente não planejar, e aquele que não buscar a organização administrativa, está fadado a ser tachado de incompetente e, consequentemente, na beira de escorregar no buraco da improbidade administrativa e da irresponsabilidade fiscal, onde, ali, passará, por no mínimo, oito anos da sua vida. O administrador desorganizado e que não planeja os seus atos administrativos, pode até enganar a população por determinado tempo, contudo, não enganará essa mesma população por todo o tempo. E mais, o administrador desorganizado, tinha vida política longa em tempos passados; com o advento dos mecanismos legais de fiscalização e acompanhamento da gestão administrativa, esses administradores passaram a ser excluídos da vida política, pois, a sua desorganização, o leva, sem sombra de dúvidas, à improbidade administrativa. Quem pensar diferente, quem pensar que nunca vai acontecer com ele mesmo, quem pensar que não existe Judiciário para chegar até ele, quem não respeitar decisões judiciais, ... esses, não tenham dúvidas, logo, logo, serão apanhados. É uma pena ... é uma pena ... E, eu tenho pena!!!! Contudo, para esses ... ainda há tempo, tempo curtíssimo, mas, creio, que ainda há tempo de se corrigir ... !!!

Parabéns a Luiz Carnaúba e Filhinho, do Município de Curral Velho. Parabéns a Aureni e Timtim, do Município de Aguiar que a paz e tranquilidade continuem reinando por ai.

Remígio Júnior - Advogado

Nenhum comentário:

Postar um comentário