Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Prefeita Flávia: O que falam depois do resultado

A prefeita Flávia Serra Galdino (PSB) passou por dois mandatos consecutivos a frente do Executivo piancoense. Auxiliou seu pai Gil Galdino, de saudosa memória, quando prefeito, como Secretária de Saúde.

A frente do Executivo Municipal ela, em seu primeiro mandato, foi referência para todo o Estado da Paraíba sendo, inclusive, cotada para ser presidente da FAMUP, entidade que congrega todos os prefeitos da Paraíba e só não presidiu aquela entidade por que não quis, tanto era a sua popularidade.

Em seu segundo mandato a prefeita Flávia Galdino cometeu alguns erros ao tentar trazer para seu lado, lideranças familiares que antes apoiavam o ex-prefeito Edvaldo Leite de Caldas (PSDB). "Ela trocou seis por meia-dúzia. Abandonou seus aliados de primeira hora para se aliar a pessoas que sempre foram contra suas ações administrativas e políticas."


Só que as gestões de Flávia à frente do Município de Piancó, mudou toda a história administrativa da cidade. Obras importantes chegaram até aqui graças a sua persistência e audácia. O primeiro grande passo foi quando da idéia de se criar o Consórcio Intermunicipal de Saúde, sendo ela ainda Secretaria de Saúde da gestão Gil Galdino. Em seguida uma enxurrada de projetos chegaram à Piancó, sendo ela a prefeita. Alguns exemplos, como o SAMU, Farmácia Popular do Brasil, CAPs AD e TM, CREAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conselho Tutelar), PETI, Bolsa Família, UPA, etc. Alguns funcionando em plenitude, outros em fase de construção. Foram muitas as ações, mesmo estando ela (a prefeita) sendo penalizada por alguns possíveis exageros na contratação de funcionários. Suas contas rejeitadas pelo TCE e pela Câmara, ocasionou um desastre administrativo.

É incontestável a sua liderança, e foi "precipitação aliar-se a pessoas que não comungavam com seu projeto administrativo", apenas para mostrar as velhas lideranças que agora era ela quem estava a frente do seu tempo, unindo forças que antes eram leais a determinados líderes.


"Se Flávia tivesse continuado com seus aliados do início de sua gestão, ela se eternizaria no poder", disse um ex-aliado da gestora lamentando a sua mudança de liderar neste segundo mandato.


Sem dúvidas Flávia ainda é a maior líder da cidade de Piancó. E a vitória da Oposição não derrubou-a e dentro em breve ela poderá ressurgir e pleitear uma cadeira na Assembléia Legislativa da Paraíba. É verdade que existem muitos processos tramitando na Justiça contra a sua pessoa e sua gestão, mas o tempo dirá se o que ela fez foi certo ou errado. Não caberá a alguns poucos fazer um julgamento a respeito do que se sucedeu em Piancó nesses oito anos de mandato. A Justiça se pronunciará em breve e todos saberão qual será o futuro da médica Flávia Serra Galdino...

Nenhum comentário:

Postar um comentário