Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Governos são principal ameaça à liberdade de imprensa, diz pesquisa

A pressão de governos representa atualmente a principal ameaça à liberdade de imprensa nas Américas, segundo pesquisa inédita divulgada nesta segunda-feira (15) durante a 68ª Assembleia Geral Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol), que acontece até esta terça-feira (16), em São Paulo.


O levantamento feito pela SIP com 101 profissionais de 12 países mostra o que pensam editores e publishers sobre a liberdade de imprensa e os principais desafios.

Em relação aos agentes que mais ameaçam a atuação dos profissionais e veículos de comunicação, 36% dos entrevistados apontaram os governos, 28% as medidas judiciais, 9% atribuíram os riscos às organizações criminosas e 7% ao poder legislativo.


SIP apresentou nesta segunda pesquisa sobre liberdade de imprensa nas Américas (Foto: Flavio Moraes/G1)Segundo a pesquisa, 63% dos entrevistados acreditam que a violência contra jornalistas tem como agente os governos e para 55%, as organizações criminosas.


A relação com os governos foi considerada boa ou ótima para 39% dos participantes e regular para 35%. Para 51%, os governos respeitam a liberdade de imprensa. Por outro lado, 34% declararam que o governo central de seu país adotou, nos últimos cinco anos, iniciativas que restringem a liberdade de imprensa. Desses, 65% citaram como formas de cerceamento as leis de controle de conteúdo, 53% a manipulação de publicidade oficial, 35% o uso da máquina fiscal e 29% restrições econômicas.


A Venezuela foi apontada por 82% dos entrevistados como o país com maior ameaça a liberdade de imprensa, seguida pela Argentina, com 62%, e Cuba, com 60%. Em seguida, vem o Equador, com 46%, a Bolívia, com 41%, e o México, com 39%.


Para 67% dos entrevistados, a imprensa tem liberdade constitucional, mas esporadicamente sofre ameaças ou é coagida.


A pesquisa também abordou os objetivos daqueles que defendem as restrições à imprensa. Para 41% dos jornalistas participantes do levantamento, o controle de conteúdo é o motivo, enquanto que a quebra de monopólios e de grandes concentrações foi citada por 37%.

Ainda assim, o futuro é de otimismo e o Brasil lidera o ranking com 53% de jornalistas otimistas com o que pode acontecer daqui para frente.



Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário