Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

terça-feira, 20 de março de 2012

Vendas de smartphones no Brasil devem crescer 73% em 2012

As vendas de smartphones no Brasil devem crescer 73% este ano, após o patamar recorde de 8,9 milhões de unidades comercializadas em 2011. Segundo projeção divulgada nesta terça-feira (20) pela consultoria IDC, especializada no mercado de tecnologia e telecomunicações, serão vendidos no Brasil perto de 15,4 milhões de unidades de smartphones em 2012.

“Hoje, existem aparelhos com preços mais acessíveis, oferta de pacotes de dados até para celulares pré-pagos e uma demanda muito grande ligada às redes sociais e mobilidade. Isso impulsiona as vendas e a migração de celulares convencionais para os modelos smartphones, o que indica que neste ano teremos um mercado bastante aquecido", afirmou o analista da IDC Brasil, Bruno Freitas.


Freitas acrescenta que o crescimento da venda de smartphones é devido à expansão do portfólio de celulares inteligentes por parte dos fabricantes, pelo incremento da oferta de pacote de dados e pelo subsídio para a 
compra de smartphones oferecido pelas operadoras. Além disso, há um aumento da participação do varejo na venda desses aparelhos, em razão do avanço tecnológico.

Em 2011, as vendas de smartphones cresceram 85% no país em relação a 2010, quando foram vendidos 4,8 milhões de aparelhos. Os números puxaram o Brasil da 16ª para a 10ª posição entre os maiores mercados de smartphones do mundo. Segundo estimativa da IDC, o Brasil poderá alcançar a 4ª posição em 2016.


Android lidera

Os aparelhos com Android representaram 50% das vendas realizadas em 2011, frente a uma representatividade de 15% em 2010. "Mundialmente, o mercado de smartphones cresceu no ano passado 62% em relação a 2010. Só os dispositivos com Android passaram de 20% (das vendas) em 2010 para 50% em 2011", ressaltou Freitas.

Para os próximos anos, a IDC prevê que o mercado continuará com taxas de crescimento expressivas. Os investimentos em 4G, que devem ser realizados em 2012 e 2013, provavelmente contribuirão para o desenvolvimento deste mercado no Brasil, especialmente a partir de 2014, informou a consultoria.


Segundo o IDC, o governo também estuda incluir os smartphones no programa de incentivo fiscal, o que deve atrair o interesse dos fabricantes e estimular a produção local destes dispositivos, assim como acontece com os PCs e tablets. 
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário