Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Últimas chuvas aumentaram volume dos açudes do Vale, mas situação de alguns ainda preocupa

Rio Piancó/Imagem: Antonio Cabral
As chuvas que caíram na região nos últimos dias aumentaram o volume d’água dos principais açudes do Vale, mas ainda é preciso muitas precipitações para a maior parte deles alcançarem uma situação confortável, já que a longa estiagem deixou a maioria dos nossos reservatórios praticamente seca.

O Cachoeira dos Alves, que abastece Itaporanga, por exemplo, teve um aumento d'água em torno de 12% com as últimas chuvas e seu volume subiu para 34,9%, o que equivale a 3,7 milhões de metros cúbicos (m3) d’água, mas ainda preocupa por ser um reservatório pequeno e muito demandado.

Em situação um pouco melhor está o Piranhas, de Ibiara, hoje com mais de 10,7 milhões de m3. Isso corresponde a 41,7% do seu volume total.

O Vazante, de Diamante, que comporta 9,09 milhões de m3, foi a 6,7 milhões de m3 depois das chuvas, que somaram quase 200 milímetros em dois dias. Com quase 74% máximo, o açude está numa boa situação hídrica.

Em Santana de Mangueira, o volume atual do Poço Redondo passou para 5,2 milhões de m3 (58,6% dos 8,9 milhões do volume máximo do açude).

O Pimenta, de São José de Caiana, que pode comportar mais de 255,7 mil de m3, ainda não chegou à metade, mesmo sendo de pouco volume e situado em um dos municípios mais chovidos do estado. Somente em uma noite, foram mais de 150 milímetros (mm), mas o reservatório está com, apenas, 44,6% de sua capacidade.

A Aesa não divulgou a atual situação dos outros grandes açudes do Vale, mas eles também devem ter aumentado o seu volume hídrico, principalmente Coremas em função da cheia do Rio Piancó e Aguiar.

Conforme a Folha divulgou na última sexta-feira, 20, a Aesa prevê chuvas dentro da normalidade no Sertão da Paraíba para o primeiro trimestre de 2014, podendo alguns municípios chover mais do que outros. Mas sempre esperançoso, o sertanejo espera que as próximas precipitações possam, ao menos, fazer com que os açudes atinjam sua capacidade máxima e garantam um Ano Novo de muita água para todos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário