Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Rio Piancó chega com água depois de uma noite de chuva no Vale do piancó

Ponte sobre o Rio Piancó - Imagem do Facebook
Depois de chorar pela falta dágua, o poiancoense teve a sorte de nesta noite de quarta para quinta-feira ver brotar dos céus muita água de chuva. O Vale do Piancó inteiro recebeu as bênçãos dos céus, dando sinal de que no ano que vem o inverno será promissor. Hoje cedo, quinta-feira (19) vários piancoenses já desciam para ver a água chegando no leito do Rio Piancó. A alegria voltou a brilhar nos olhos desta população que sofre com a estiagem há quase dois longos anos.

Choveu em 29 municípios da Paraíba nas últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas, entre a terça-feira e a manhã dessa quarta-feira (18), choveu em 16 localidades do Estado, sendo o município de São João do Tigre, no Cariri paraibano, o que teve a maior precipitação pluviométrica, 51 mm. O segundo maior registro foi em São Sebastião de Umbuzeiro (mesma região), com 40 mm, conforme a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Em Patos, no Sertão, a quantidade de chuva foi de 0,6 milímetros, considerada insignificante, mas vista como uma esperança, principalmente porque deixou poças no açude de Jatobá, que, até semana passada, estava completamente seco. Nesta quinta-feira (19), às 17h, será divulgado o prognóstico para o primeiro trimestre do próximo ano. Sábado se inicia a estação mais quente do ano, o Verão.
Na tarde dessa quarta-feira (18), choveu por mais de uma hora em Santa Luzia, no Sertão. Apesar de ter sido fraca, a precipitação pluviométrica alegrou a população da cidade que fez festa. “A chuva renovou a esperança do povo de Santa Luzia”, afirmou o professor e escritor, que é morador da cidade, Ronaldo Magella. Os açudes da cidade estão todos secos, e o principal, que abastece o município, está sem água há meses. O abastecimento ocorre apenas pela adutora Coremas Sabugi. Segundo Magella, um empresário local está distribuindo água gratuitamente. “Ele furou dois poços e a prefeitura local está perfurando 33 poços na zona urbana e rural”, revelou. 

Durante este mês, a Aesa registrou chuvas em todas as regiões paraibanas. Além de São João do Tigre e São Sebastião que registraram maiores índices ontem, também foram os que mais registraram chuva no mês, as cidades de Sumé (Cariri) com 28 mm, e São Miguel de Itaipu (Mata paraibana), com 22 mm. No Brejo, o destaque foi para Areia, 19,7 mm. Já no Agreste, foram os municípios de Remígio, 19,2 mm e Esperança/São Miguel, 18,8 mm.

Em Patos, choveu apenas 0,6 milímetros entre terça-feira e a manhã de ontem. Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, a quantidade é considerada insignificante para encher os reservatórios. “Ainda vamos elaborar o prognóstico para o primeiro trimestre do próximo ano. Nesta quinta-feira (19) teremos uma reunião com vários representantes dameteorologia do Nordeste. O evento começa às 8h30 e termina às 17h quando será dada uma entrevista coletiva para divulgação do prognóstico”, afirmou, destacando que a coletiva acontecerá no DCA, bloco C da UFCG. 

Veja a lista dos municípios que registraram chuvas
Cariri Paraibano - São João do Tigre, São Sebastião de Umbuzeiro, Sumé e Borborema
Sertão - Patos, Santa Luzia, Cajazeiras, Sousa, Bonito de Santa Fé, Santa Helena, São José de Piranhas, Itaporanga, Carrapateira, Serra Grande, São João do Rio do Peixe, Uiraúna, Bom Jesus, Poço Zé Moura, Piancó e Jericó
Mata Paraibana - São Miguel de Itaipu
Brejo - Areia
Agreste – Remígio, Esperança, São Miguel e Pocinhos
Seridó – Cubati e Pedra Lavrada
Borborema - Picuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário