Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Mais um poeta de Minas e dois de Piancó e Olho D’água se inscrevem no concurso da fundação; Inscrições se encerram no final deste mês

Mais um poeta de Minas Gerais se inscreveu no 3º Concurso de Poesia da Fundação José Francisco de Sousa, que vai premiar duas categorias: cordel e erudito. Inscrito com o poema Toada do Bom Jesus, José Ronaldo Siqueira Mendes é carioca, mas reside na cidade de Mutum, interior de Minas Gerais, e é autor do livro “O prisioneiro”, pela editora Caki Books.

Formado em Direito no Ceará, José Ronaldo atuou na prática forense por pouco tempo, tendo optado por retornar ao Rio de Janeiro para formar-se em Letras (Português/Inglês) e fez especialização em Literatura Brasileira. Atualmente leciona em instituições públicas e privadas na cidade onde reside.

Um outro poeta que também se inscreveu no concurso foi Jucemar Severino de Sousa, de Olho D'água e vencedor do primeiro concurso. Ele está concorrendo na categoria cordel com o poema Que mundo é este? E também está inscrito no erudito com a poesia Transtorno de um desejo.

Quem igualmente se inscreveu no concurso foi o piancoense Antônio Cabral, que concorre no certame literário com a obra Fatalidade. Cabral atua no jornalismo eletrônico e impresso e agora faz sua estreia como poeta.

As inscrições no concurso são gratuitas e vão até o final deste mês: mais informações no regulamento do certame. Vejam abaixo:

A cultura é a alma de uma cidade, e, crescendo sem alma, nenhuma sociedade vai encontrar a justiça social nem a paz. Por isso, investir em arte é investir em transformação social. O 3º Concurso de Poesia da Fundação José Francisco de Sousa consolida Itaporanga como grande centro de cultura literária do país.

Apoio:

1 -Novo Mundo Center. O que já é grande vai ficar ainda maior. Av. Getúlio Vargas, centro de Itaporanga.

2 -Itaporanga Automotores. Compra e venda de carros. Na saída para Boa Ventura. Tel. 3451-2887 ou 99888887.

3 -Bellafarma. Aqui está a sua saúde. Av. Getúlio Vargas, centro de Itaporanga. Tel. 3451-2476.

4 -Vereador Isaac Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Olho D’água.

5 -Vereador Rênio Macedo, presidente da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes.

6- - Mercadinho Alvino, de Leonan. O segredo é vender barato. Av. Soares Madruga, centro de Itaporanga.


3º Concurso de Poesia da Fundação José Francisco de Sousa

Constituição e Regulamento


Cumprindo o que determina seus objetivos estatuários, especialmente o Artigo 2º, alíneas b e c, a Fundação José Francisco de Sousa, situada na Av. Padre Lourenço-392, Itaporanga, Paraíba, institui concurso de poesia denominado 3º Concurso de Poesia da Fundação José Francisco de Sousa, objetivando o estímulo à produção literária regional e a revelação de valores no campo da poesia clássica e popular, além de celebrar o 20 de outubro, Dia do Poeta, conforme o seguinte:

1 - Das categorias poéticas e gratuidade:

O concurso vai premiar duas categorias: a poesia erudita e o cordel, podendo qualquer pessoa, independentemente de idade e grau de instrução, inscrever, gratuitamente, sua obra em um dos dois gêneros poéticos.

2 – Das inscrições:

O período de inscrição de obras no concurso será de 20 de outubro a 30 de dezembro de 2013. O envio das poesias pode ser feito pelos Correios ou diretamente na sede da fundação, localizada na Avenida Padre Lourenço – 392, Itaporanga, Paraíba. Cep 58.780-000. Ou ainda pelo e-mail folhadovali@yahoo.com.br

3 – Do encaminhamento das obras:

O encaminhamento das obras pelos Correios, diretamente na sede da entidade ou por e-mail garantirá a inscrição do candidato (a), desde que dentro do prazo que trata o item anterior. A poesia poderá ser digitada ou manuscrita, mas não poderá trazer o nome nem qualquer sinal indicativo do autor, que deverá se identificar em um folha à parte, constando nome completo, endereço, telefone e alguma informação sobre sua vida e obra. Um mesmo candidato poderá inscrever trabalho poético nas duas categorias, concorrendo em cada uma das duas modalidades poéticas com apenas um trabalho.

4 – Da análise da obras e divulgação do resultado:

Caberá ao corpo editorial do jornal Folha do Vale analisar as obras, avaliando critérios como riqueza e beleza literárias, para definir os vencedores do certame, cujo resultado será divulgado em solenidade realizada às 20h do último sábado de janeiro de 2014, na sede da fundação, localizada na Av. Padre Lourenço, 392, Itaporanga, PB.

5 – Da premiação

O primeiro colocado em cada categoria receberá um prêmio em dinheiro e medalha; o segundo colocado também receberá um premio em dinheiro e medalha; e do terceiro ao décimo lugar nas duas categorias, os candidatos (as) receberão medalhas. A premiação dos ganhadores ocorrerá imediatamente após a divulgação do resultado durante a solenidade, conforme data e horário que trata o item anterior. Todos os candidatos serão convidados a participar do evento, sendo opcional a presença na solenidade.

6 – Do direito autoral e a eliminação do candidato (a):

A obra enviada ao concurso terá que ser obrigatoriamente de autoria do candidato que a inscreveu, sendo que o plágio ou apropriação indevida de obra de outro autor resultará na eliminação imediata do candidato (a).

7 – Da publicação das obras participantes do concurso:

A Fundação José Francisco de Sousa poderá publicar em livro, revista ou jornal as obras participantes do certamente desde que não seja com fins lucrativos, e sendo seus autores avisados previamente da publicação, tendo acesso a exemplares dos impressos onde seus escritos foram publicados.

Itaporanga, 20 de outubro de 2013.

José Francisco de Sousa Neto
Diretor-Presidente
(83) 9994-2794
E-mail: folhadovali@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário