Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Morte de Paulo Brandão: crime que tentou silenciar o Correio completa 29 anos

Paulo BrandãoHá 29 anos, um crime bárbaro tentou calar o Correio. O jornalista e empresário Paulo Brandão Cavalcanti Filho, 36 anos, na época, diretor-presidente do Sistema Correio de Comunicação foi assassinado em 13 de dezembro de 1984, com mais de 30 tiros de metralhadora e pistolas, numa emboscada, quando saía da fábrica Polyutil, no Distrito Industrial, às margens da BR-101, em João Pessoa. Na época, o Brasil ainda respirava resquícios da Ditadura Militar e a liberdade de imprensa era silenciada com a morte. O assassinato, que chocou a Paraíba e repercutiu fora do País, teria sido motivado por denúncias de corrupção na administração pública, que estavam sendo publicadas no Correio.

Entre as denúncias publicadas no Correio, estavam o superfaturamento na compra de caçambas pela Prefeitura da Capital, o caso da PBTur ou o escândalo dos hotéis, como ficou conhecido, e irregularidades em licitação do DER, que foi cancelada após a denúncia do jornal. Segundo apurou a Polícia Federal na época, o assassinato foi tramado nos corredores do Palácio da Redenção e as balas que mataram Paulo Brandão foram disparadas de uma metralhadora pertencente ao Gabinete Militar do Governo da Paraíba.

Para o jornalista e documentarista Lúcio Vilar – diretor do documentário “Doc Correio, 60 anos” – o assassinato de Paulo Brandão foi um marco que ajudou o jornal a crescer no campo da denúncia e do jornalismo investigativo. 

“O crime teve repercussão internacional. Foi muito forte. Na época, com o fim da Ditadura, ainda havia o chamado ‘entulho autoritário’. A cultura da repressão e da retaliação ainda estava muito viva. Tem uma fala de Roberto Cavalcanti que é muito simbólica. Ele diz que por conta da postura que o Correio teve na época – de não baixar a cabeça diante desse ato truculento e selvagem – não se permitiu mais nenhum episódio dessa natureza na Paraíba. Isso talvez seja o legado do Correio. Hoje, pensam duas vezes ao cometer algo dessa natureza”, ressaltou Lúcio Vilar.

Correio ganha mais credibilidade e cresce na opinião popular
A forma cruel como Paulo Brandão foi assassinado gerou revolta não somente dos familiares, mas também da sociedade paraibana. Após a morte do jornalista, a população em geral passou a denunciar a corrupção do governo e os desvios de dinheiro público mais efetivamente. Antes de assassinar Paulo Brandão, várias ameaças de morte foram feitas contra dirigentes do Correio, para tentar impedir a publicação das reportagens. 

O jornalista Biu Ramos contou que houve uma grande pressão junto às autoridades e à Justiça, para a prisão e a punição dos responsáveis. E, segundo ele, o Correio sustentou uma verdadeira cruzada até que fossem apontados os culpados. Ele relatou que, na época, o clima na Redação era de apreensão. “O jornal cresceu muito na opinião pública, porque estava demonstrando uma grande coragem”, disse Biu Ramos.

Jornal de 1984Foto: Jornal de 1984
Créditos: Reprodução/ Jornal Correio da Paraíba 


‘Faro jornalístico’ e coragem de denunciar
Natural do Rio de Janeiro, Paulo Brandão era formado em Direito e dominava não somente códigos e leis, mas também detinha um grande ‘faro jornalístico’. Tinha coragem de ir fundo nas denúncias e a sensibilidade para investigar. Aos 24 anos, Paulo Brandão já era chefe do Contencioso Jurídico do Grupo Financilar Lume, no Rio de Janeiro. De família de classe média, ele fez o curso de Direito em Pernambuco e, depois de formado, chegou a morar na sacristia de uma igreja, no Rio de Janeiro, porque o tio era padre e não tinha condição de alugar um local para ficar. 

Quatro foram acusados do crime
Conforme apurou a Polícia Federal na época, o assassinato de Paulo Brandão foi planejado no Palácio da Redenção pelo coronel reformado da Polícia Militar, José Geraldo Soares de Alencar que, na época, era secretário-chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado, e as armas utilizadas eram da Secretaria de Segurança Pública. De acordo com a PF, o crime teve o envolvimento de mais três militares, o sargento Manoel Celestino da Silva, o subtenente Edilson Tibúrcio de Andrade e o cabo reformado da PM, José Alves de Almeida, o "cabo Teixeira". O coronel Alencar foi condenado por ter sido o autor intelectual do crime. 

O jornalista Paulo Brandão foi assassinado na noite de 13 de dezembro de 1984, no momento em que se dirigia para o Sistema Correio de Comunicação em um veículo Parati. Ele foi metralhado e seu corpo ficou estendido às margens da BR-101, em João Pessoa. 

PF assumiu investigações após ordem do presidente
Na mesma noite em que o jornalista e empresário Paulo Brandão foi assassinado, começaram a surgir as suspeitas de que o crime havia sido tramado nos corredores do Palácio da Redenção e que os autores da execução eram policiais militares. No dia seguinte, o então secretário da Segurança Pública, Fernando Milanez, designou o delegado da Polícia Civil Janduy Pereira, para presidir o inquérito policial. Porém, após mais de seis meses do crime, nada de concreto havia sido apurado, apesar das suspeitas sobre a autoria dos disparos.

Revoltados, familiares do jornalista Paulo Brandão começaram uma verdadeira "batalha", pedindo Justiça, para que o crime não ficasse impune. Entidades de defesa dos Direitos Humanos, entre elas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB) fizeram mobilizações pedindo que a Polícia Federal assumisse as investigações. 

Sobre as denúncias que calaram Paulo Brandão
Três grandes denúncias foram feitas por Paulo Brandão, no jornal, dias antes do seu assassinato. A primeira foi o superfaturamento na compra de caçambas feita pela Prefeitura de João Pessoa. Naquele momento, o titular da Prefeitura da Capital era nomeado pelo Governo do Estado. A segunda foi o ‘escândalo dos hotéis’ e, ainda, irregularidades em licitação para compra de tratores, máquinas e outros equipamentos de terraplanagem para o DER. Segundo as denúncias sobre o "escândalo dos hotéis", em novembro e dezembro de 1984, uma empresa privada "recebeu da PBTur o 'presente' de explorar seis hotéis do Estado, gratuitamente, por dois anos". Conforme as denúncias, seria um "golpe bilionário no Governo da Paraíba".

Nenhum comentário:

Postar um comentário