Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

terça-feira, 19 de março de 2013

GDF melhora o transporte público. Mas só para quem pode pagar mais

O GDF investiu quase R$ 1 milhão na aquisição da frota de micro-ônibus executivos com ar-condicionado, poltronas reclináveis e acesso à internet


executivoO truque é mais que manjado: diante da incapacidade de melhorar de fato a qualidade de um determinado serviço para o conjunto da população, o governo tenta dar um jeitinho de mostrar serviço e ganhar pontos pelo menos junto à parcela com maior poder de pressão.

No Distrito Federal, governado por um partido supostamente de esquerda, o exemplo mais recente do recurso a essa estratégia desavergonhadamente classista e excludente está ocorrendo no sistema público de transporte.

Ante os resultados até agora pouco visíveis de um processo de licitação que prometia melhorar a qualidade do serviço com a entrada de novas empresas no sistema – mas que apenas vem garantindo às mesmas velhas companhias de sempre o direito de continuar em operação, sabe-se lá em que termos, a solução encontrada pelo GDF foi oferecer uma espécie de cala-boca para as classes mais afluentes – e influentes.

A estratégia começará a ser posta em prática no Sudoeste.  Moradores do setor contarão com uma nova linha de ônibus complementar que o ligará à Esplanada dos Ministérios, passando pelo Terminal Rodoviário do Cruzeiro, Terraço Shopping, Palácio do Buriti e Hospital das Forças Armadas (HFA).

O GDF investiu quase R$ 1 milhão para adquirir os cinco veículos para a Sociedade de Transportes Coletivos (TCB). Cada um deles tem capacidade para transportar 26 passageiros sentados, acesso à internet, poltronas reclináveis de tecido, ar-condicionado e porta bagagem interno e são acessíveis a pessoas com necessidades especiais.

A tarifa da linha 0.165 (Sudoeste/ Esplanada) é de R$ 5 reais – mais que o dobro da tarifa cobrada em outros ônibus do sistema público de transporte que circulam pelo Plano Piloto.
Serão quatro micro-ônibus em circulação das 7h às 20h e um veículo reserva. O primeiro parte às 7h do Terminal Rodoviário do Cruzeiro, se dirige ao Terraço Shopping passando pelo HFA, volta ao Sudoeste, pela Avenida Central, segue para a Esplanada dos Ministérios e Palácio do Planalto, retorna ao Sudoeste pela Primeira Avenida, finalizando o trajeto no Terminal Rodoviário do Cruzeiro.

A expectativa é atender 115 passageiros por hora com os quatro micro-ônibus. A previsão é que haja uma integração dessa linha com a do aeroporto.

De acordo com o DFTrans, em breve o serviço será estendido a outras regiões do DF como Águas Claras, Taguatinga, Sobradinho, Lago Norte e Lago Sul.

Como a TCB é uma empresa pública, tem-se aí mais um péssimo exemplo de um velho vício bem típico do atraso brasileiro: o Estado posto a serviço de quem menos precisa dele.

Ceilandia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário