Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

segunda-feira, 11 de março de 2013

A Feira Livre de Piancó, nas segundas-feiras, já não é mais a mesma

Os feirantes e o comércio em geral vem reclamando a respeito da queda nas vendas nos dias de feira livre na cidade de Piancó. Segundo as informações repassadas pelos comerciantes, a falta de dinheiro no comércio é consequência de políticas concentradas, que não dão acesso aos pequenos comerciantes. Ou seja: Só ganha dinheiro, quem já tem dinheiro. O pequeno não pode e nem é convidado para participar de licitações, porque não tem condições de fornecer produtos em grande quantidade ao município ou ao Estado. Com isso a queda nas vendas e a quebradeira tem se acentuado nos últimos anos. Vários comerciantes tiveram que fechar suas portas, enquanto outros estão investindo através de pequenos empréstimos, até que se regularize as finanças local. Sem chuva, sem uma política de emprego, a cidade que sobrevive praticamente da agricultura e dos empregos públicos, vem sofrendo as consequências da política econômica adotada pelos governo federal e estadual.


As feiras livre são fenômenos econômicos sociais muito antigos e já eram conhecidas dos gregos e romanos. O papel das feiras tornou-se verdadeiramente importante a partir da chamada revolução comercial, ou seja, do século XI. As feiras livres existem no Brasil desde o tempo da colônia.

Apesar dos chamados “tempos modernos”, elas não desapareceram e em muitos lugares no interior do país elas são o principal e, às vezes, o único local de comércio da população. Muitas vezes elas funcionam também como centros culturais e de lazer. Estas feiras devem ter se originado há muito tempo, quando as pessoas se reuniam periodicamente em algum ponto pré-determinado da cidade para vender seus produtos à população ou mesmo realizar trocas.

A feira livre em Piancó já foi tema de alegria nas residências, principalmente do homem do campo, que esperavam o dia chegar pra vir à cidade, tanto para vender como para comprar produtos. Os comerciantes vendiam e era considerado um dos melhores dias da semana para a economia local. Hoje o melhor dia para que algum comerciante ganhe dinheiro, é o sábado e o domingo, onde os bares ficam cheio.


OBlogdePianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário