Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Assembleia pede que Exército assuma obras da transposição

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através de ofício encaminhado pelo presidente da Frente Parlamentar da Seca, deputado Assis Quintans, sugeriu ao Exército Brasileiro que a corporação assuma as obras da transposição do rio São Francisco. De acordo com o documento, os únicos trechos do projeto que foram concluídos ou estão em fase de conclusão estão sob a responsabilidade dos militares.

A solicitação integra as ações adotadas pelo Poder Legislativo, sob a orientação do presidente Ricardo Marcelo, que pretende agilizar a conclusão da obra, sobretudo no Eixo Leste, onde a carência de água de beber é maior. “Os fatores que agravam a situação, tais como baixa umidade relativa do ar (20%) e desertificação fruto das adversidades climáticas, requerem estratégias que visem, pelo menos a médio e longo prazo, criar condições de vida para a população e o rebanho, este em vias de dizimação”, descreve.

Dentro das atividades iniciadas no segundo semestre deste ano pela Assembleia para procurar minimizar os efeitos da estiagem no Estado, os deputados participarão, na próxima semana, da Caravana da Seca. Eles vão percorrer cerca de 2 mil quilômetros com o objetivo de verificar a situação de calamidade enfrentada pela população paraibana e cobrar soluções urgentes das autoridades para o problema.

A caravana será realizada no período de terça-feira (4) a sexta-feira (7) em diversas regiões do Estado.

Ainda na próxima semana, antes mesmo do final da caravana, o deputado Assis Quintans (DEM) vai a Brasília apresentar a ministros, deputados federais, senadores e, se possível, à presidente da República as primeiras impressões da incursão.

Para a elaboração de um relatório minucioso, serão ouvidos pequenos agricultores, agropecuaristas, líderes comunitários e lideranças políticas regionais. “O problema é grave e as ações têm de ser urgentes, uma vez que a população não pode mais esperar”, frisou o deputado Assis Quintans, presidente da Frente.

Ele destacou que a orientação da Mesa Diretora da ALPB é que a partir da caravana, seja feito o documentário e um relatório bem fundamentado para cobrar das autoridades e da classe política nacional e estadual providências urgentes para a situação de calamidade da população e do rebanho no semiárido.

A obra do projeto da transposição de águas do rio São Francisco começou em 2007 e foi orçada em R$ 4,5 bilhões. Hoje ela custa R$ 8,2 bilhões. A previsão para conclusão era 2012, mas atualmente o governo federal já fala que a obra será finalizada em 2015.

No documento, são elencadas 14 sugestões para viabilizar a conclusão do projeto e otimizar sua execução. Entre elas, estão a criação pelo governo do Estado de um Grupo de Trabalho Multidisciplinar para estudar os problemas ambientais que vão ocorrer com a entrada das águas no Estado, a agilização de obras sanitárias nos 54 municípios paraibanos que serão beneficiados com o projeto e a proposta de fortalecimento da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

Jornal da Paraíba



Nenhum comentário:

Postar um comentário