Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Feijão sobe quase 50% e deixa principal prato do brasileiro mais salgado em 2012

O preço do arroz com feijão, principal prato da mesa do brasileiro, está mais salgado para as famílias do País este ano. O arroz acumula alta de 6,5% nos primeiros seis meses de 2012 em relação ao ano passado, mas o vilão desta alta é o feijão, que já subiu 46,8% entre janeiro e junho, de acordo com a inflação oficial divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (6).

Apesar da alta acumulada, o feijão teve redução de 1,6% em junho, depois de subir quase 10% em maio.

Quando se consideram os tipos de feijão separadamente, observa-se que o feijão-mulatinho está 73% mais caro este ano, enquanto o feijão-carioca (rajado) teve alta de 53% e o feijão-preto, de 30%.

Em Salvador, o feijão-mulatinho mais que dobrou de preço, já que a alta este ano já ultrapassa 119%. Já o feijão-carioca, comum na mesa dos habitantes de São Paulo, está 50% mais caro este ano na capital paulista. O feijão-preto, tradicional na mesa dos fluminenses, está 37% mais caro na Cidade Maravilhosa.

A razão para a alta expressiva do feijão é a menor oferta do produto, causada safra prejudicada deste ano por causa dos problemas climáticos. Também contribuiu, segundo o IBGE, a diminuição da área plantada do vegetal.

No caso do arroz, houve outro aumento em junho, só que em ritmo menor que o observado em maio — 1,01% contra 2,11% no quinto mês do ano. O Rio de Janeiro é a cidade que registrou a maior alta do produto este ano, de 11,92%.

Batata e tomate

O brasileiro também sentiu no bolso o aumento do preço da batata-inglesa, que está 27,2% mais cara no País. Porto Alegre puxou essa alta, já que o produto subiu quase 50% em 2012.
O tomate, por outro lado, acumula uma leve queda em 2012, o que alivia o bolso do brasileiro. Este ano, o vegetal está 1,33% mais em conta. Belo Horizonte alavanca a queda, com recuo de quase 17%.

Carnes

Em 2012, as carnes ficaram 5,3% mais leves no bolso do brasileiro, com destaque para o filé mignon — quase 15% mais em conta este ano. A alcatra ficou 8% mais barata, enquanto o contrafilé teve recuo de 7% nos preços em 2012.

Os moradores de São Paulo e Salvador sentiram as maiores quedas no preço das carnes. Na capital paulista, o recuo foi de quase 8%, em média, enquanto que na capital da Bahia, a redução foi de 7,5%.

O IBGE informou nesta sexta-feira que a inflação oficial marcou 0,08% em junho, menor nível desde agosto de 2010. Os transportes alavancaram essa queda, sobretudo por causa do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) menor para carros zero-quilômetro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário