Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

terça-feira, 22 de abril de 2014

Na semana da prevenção, especialista orienta no combate ao Câncer de Próstata

Na semana da prevenção, especialista orienta no combate ao Câncer de Próstata
Imagem da Internet
Preconceito. Vergonha. Falta de informação. Esses podem ser alguns dos empecilhos para um diagnóstico precoce do Câncer de Próstata. O médico José Iran, doutor em Urologia pela Universidade Federal de São Paulo, recomenda aos homens que têm mais de 50 anos de idade que visitem o urologista anualmente para fazer uma avaliação clínica.

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) começou hoje a terceira edição da Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Próstata. O objetivo é alertar sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir a doença e esclarecer sobre as formas de tratamento. 

O especialista alerta que a fase inicial da doença é que não apresenta sintomas.  Por isso, ele aconselha a visita ao médico com periodicidade, porque a evolução do câncer de próstata é silenciosa. Quando a doença está em um período avançado, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

“Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura do paciente”, destacou. O preconceito ainda continua sendo uma das principais barreiras para os homens fazerem o exame de toque retal, afirma o médico.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, e se situa logo abaixo da bexiga e adiante do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, um tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Devido a sua localização, a próstata pode ser apalpada pelo toque retal.

A campanha acontece em quatro pontos na Capital: Parque Sólon de Lucena, no Centro, e Mercado de Mangabeira, das 8h às 12h, e das 12h às 16h; e na Praça da Paz, nos Bancários, e no Busto de Tamandaré, das 17h às 21h.


Dayana Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário