Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

terça-feira, 29 de abril de 2014

Brasília sediará Fórum Mundial da Água em 2018

Brasília sediará Fórum Mundial da Água em 2018
(Carlos Alberto Gomes)

A capital do Brasil foi escolhida para sediar o Fórum Mundial da Água de 2018. Brasília, que concorria com Copenhague, na Dinamarca, foi eleita durante a 51ª Reunião do Quadro de Governadores do Conselho Mundial da Água , em Gyeongju, Coreia do Sul.

A próxima edição do evento organizado pelo World Water Council (WWC), em 2015, será em duas cidades da Coreia do Sul, Daegu e Gyeongbuk, com o tema “Água para Nosso Futuro”. O objetivo é destacar a temática dos recursos hídricos na agenda global e reunir organizações internacionais, políticos, representantes da sociedade civil, cientistas, usuários de água e profissionais do setor. A última edição do evento, em 2012, em Marselha, na França, teve um público estimado de 35 mil pessoas e contou com a representação do vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli.

O anúncio oficial de Brasília como sede do 8° Fórum Mundial da Água, em 2018, foi realizado nesta quinta-feira (20) pelo governador Agnelo Queiroz e representantes do governo federal, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento colocará a capital no centro de debates internacionais sobre a gestão dos recursos hídricos.

"Brasília será divulgada no plano internacional, atraindo mais investimentos, enquanto tratamos do uso da água como forma de sustentabilidade e qualidade de vida, o que contribuirá para as gerações futuras. O objetivo é deixar um legado para a capital federal", afirmou o governador.

O fórum, considerado o mais importante do mundo sobre temas relacionados à água, será realizado pela primeira vez na América Latina, que possui 26% de todos os recursos hídricos potáveis do mundo. Já no Brasil estão 12% da água doce mundial.

A estimativa da Secretaria do Turismo é que o evento gere um impacto econômico direto de R$ 61 milhões na receita do Distrito Federal, com gastos de turistas, tanto nacionais quanto internacionais, em alimentação, hospedagem, compras e outras despesas.

"O fórum será importante para a economia da cidade, ultrapassando os 40 mil participantes em uma semana de visita. Além disso, também colocará o tema da gestão da água na agenda nacional, debatendo e dividindo experiências no assunto. Isso repercutirá em todo o país", ressaltou Agnelo Queiroz.

"Não há momento melhor para termos esse encontro sobre água no Brasil do que esse, e não há melhor lugar do que Brasília, patrimônio da humanidade, onde todos os brasileiros se encontram. Parabéns ao governador pela iniciativa" elogiou o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira.

O evento, que tem como principal objetivo encontrar soluções para o aproveitamento racional e sustentável da água no planeta, é realizado a cada três anos. Dados oficiais do fórum revelam que, na última edição, em Marselha, na França, participaram 140 instituições governamentais e 3,5 mil ONGs, além de mil jornalistas cadastrados e outros 1,5 mil não cadastrados.

A posição geográfica de Brasília, os investimentos em mobilidade urbana e os eventos internacionais previstos também foram diferenciais expostos aos representantes de outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário