Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

domingo, 14 de abril de 2013

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu visita a Secretaria de Agricultura de Piancó

Equipe administrativa da Secretaria de Agricultura de Piancó
Pref. de S. dos Garrotes, Dr. Elio Ribeiro e Cabral
Durante esta semana, representante do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu, esteve visitando a Secretaria municipal de Agricultura na cidade de Piancó (Foto), para formalizar convite com relação a evento que acontecerá no próximo dia 08 (oito) maio de 2013, com início às 08:00h e encerramento às 12:00h na Câmara de Vereadores da cidade de Itaporanga, onde será feito o primeiro Encontro Regional do Vale do Piancó, com representantes do Poder Público, Usuários de Água e Organizações da Sociedade Civil.

Neste Encontro os participantes serão informados das condições de participação no processo eleitoral e do número de vagas disponíveis para cada modalidade do Poder Público, de Usuários de Agua e Sociedade Civil de Usuários. Também serão disponibilizados Formulários de Inscrição para os interessados.

O Mobilizador Social para o Vale do Piancó, é Antonio Cabral, que já está visitando as cidades de Piancó, Santana dos Garrotes e Itaporanga, para levar o maior número de pessoas possível até o Encontro, para decidir, em primeira instância, sobre conflitos entre usuários na área da bacia; Propor metas de qualidade a serem mantidas ou atingidas por determinado corpo hídrico; Aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia, que é o documento que estabelece as prioridades de uso e de investimentos que visem a aumentar a oferta ou melhorar a qualidade das águas, etc.

O que é a Bacia Hidrográfica

Um Bacia Hidrográfica consiste na área de drenagem que capta e transporta as chuvas para um determinado corpo
Dedé do Sind. Rural de S. dos Garrotes e Cabral
hídrico, que pode ser desde um riacho ou pequeno açude, quando então alcançará/cobrirá alguns hectares, até as bacias dos grandes rios. Por exemplo, um Município que despeja esgotos sem tratamento nos rios e riachos da cabaceira acabará piorando a qualidade da água nos açudes rio abaixo, até chegar ao rio principal, que no nosso caso é o Rio Piancó.

Rio Piancó-Piranhas-Açu

A Bacia do Rio Piancó-Piranhas-Açu abrange uma área de cerca de 43.000Km² no Sertão dos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Nesse espaço existem 146 municípios onde vivem cerca de 1,3 milhões de pessoas que usam essas águas para o uso humano e animal, irrigação, diluição de resíduos, criação de peixes e camarões, uso industrial, lazer além de outros usos. Esses usos, entre outros fatores, acabam impactando a quantidade de água disponível e a qualidade dessa água.l Daí se torna claro que o gerenciamento desses recursos hídricos deve ser feito de forma participativa reunindo todo os interessados.

Por isso você deve está presente, no próximo dia 08 (oito), na cidade de Itaporanga, na Câmara de Vereadores, representando sua comunidade, sua cidade, seu pensamento.
 
 
OBlogdePianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário