Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Caso Fernanda Ellen

Marcos Tavares

A cidade acordou ontem mais triste sem Fernanda Ellen. Um corpo encontrado no quintal de uma casa próxima à sua residência parece ser da garota selvagemente assassinada. Isso nos remete às várias hipóteses fantasiosas levantadas durante o desaparecimento da garota. O secretário da Segurança disse na televisão que o crime estava ligado às drogas. Não estava. O deputado Luiz Couto foi mais longe e trouxe de Brasília uma CPI das Pessoas Desaparecidas, talvez influenciado pela novela 'Salve Jorge'. Eram teorias fantásticas de quem estava perdido nas investigações que acabaram por revelar um crime torpe.

A morte de Ellen não poderia ser impedida por nenhum aparato policial, pois se trata da ação de um psicopata e contra esses instintos não há defesa. Mas existe a investigação, menos glamourosa às vezes, meio trivial e terra a terra como o trabalho que foi feito e que acabou por chegar a Ellen através de uma prostituta que portava seu celular. Nada de grandes quadrilhas, nem de tráfico de mulheres e muito menos de droga. Ellen morreu vitimada pela insanidade e crueldade de um doente.

A atividade policial, já se disse, é mais suor que talento. É a coleta segura de provas, a busca incessante por indícios e menos delírios, que os delírios nunca levam a bons caminhos. Fernanda Ellen esteve todo esse tempo numa cova rasa vizinha à sua casa por mais que isso seja patético e simplório. Que essa investigação sirva de lição aos nossos 'Sherlocks' e que da próxima vez procurem o óbvio em vez de mergulhar na geleia do sonho mirabolante.

PolêmicaPb

Nenhum comentário:

Postar um comentário