Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Vital aciona Aneel pra saber se aumento de ICMS de RC anula redução das contas de energia

Muito pertinente a iniciativa do senador Vital de Filho de solicitar da Aneel (Agência Nacional de Energia Eletrica) a realização de estudos para avaliar o impacto que o aumento do ICMS terá nas contas dos consumidores da Paraíba. Ficou a dúvida, desde que o governador RC aumentou os percentuais de cobrança do imposto em algumas faixas de consumo.

A principal dúvida é se a redução nas tarifas anunciada pela presidente Dilma Roussef terá aplicação prática na Paraíba, com os aumentos de RC. O governador afirmou que, ao contrário do que afirmam alguns deputados, haverá redução de até 27% nas contas de energia. Mas, persiste a suspeita de que o aumento de Dilma poderá ter nenhum efeito no Estado.


Segundo Vital, “enquanto a presidente Dilma reduz as contas de energia em 20%, na Paraíba fizemos o contrário ao aumentar de 20% para 25% o ICMS das contas, mais 2% do Fundo de Combate à Pobreza. Isso quer dizer que, na Paraíba, o esforço da presidente pode ter sido anulado, por conta dessa atitude do governador do Estado, que vai na contramão da presidente”.


Vital revelou ter solicitado à Aneel o cruzamento do aumento do Governo RC com a redução de 20% nas contas anunciada por Dilma: “Desta forma, nós poderemos saber quanto os paraibanos deixarão de ganhar com esse aumento no ICMS nas suas faturas mensais nas contas de energia.”


Helder Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário