Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito.

Sêneca

sábado, 1 de dezembro de 2012

TV Paraíba mostra realidade da seca em série de reportagens

O JPB 2ª Edição começou a exibir nesta terça-feira (27) a série de reportagens ‘Vozes da Seca’, que mostra a realidade do interior da Paraíba diante da estiagem, considerada a maior dos últimos 30 anos. Nesta primeira matéria, a equipe da TV Paraíba visitou as cidades de Sumé, Monteiro, Pedra Branca, Nova Olinda e Patos e encontrou produtores cujo gado está morrendo devido à falta de alimento e água. Assista à reportagem clicando aqui.

Em alguns municípios paraibanos, em 2012, as chuvas não chegaram a 150mm. Isso é menos da metade do que costuma chover na região que já é considerada a mais seca do país. Em Sumé, por exemplo, ainda pela manhã, a temperatura passa dos 30ºC. A umidade relativa do ar já chegou a 16%, praticamente igual à média do Deserto do Saara.

 Sem pasto e com pouco dinheiro, muitos produtores só têm como recorrer à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que fornece grãos e ração subsidiados pelo Governo Federal. A procura maior é pelo milho, que chega do Mato Grosso, vendido por R$ 18 a saca. No mercado, custa mais de R$ 50. Porém, a espera é grande e muitas vezes há pouco produto para muita procura.

A série do JPB, que tem quatro reportagens, será exibida até a próxima sexta-feira (30).

Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário